Cultura

Fórum alertou para salvaguarda e divulgação do património religioso da Diocese da Guarda

Escrito por Efigénia Marques

A Diocese da Guarda promoveu na sexta-feira, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Iº Fórum Património, Cultura e Turismo com o objetivo de sensibilizar para a salvaguarda e preservação do património religioso.
A sessão foi organizada pelo Departamento do Património, Cultura e Turismo (DPCT) da Diocese e destinou-se a «envolver o maior número de párocos e cidadãos interessados na salvaguarda, estudo e divulgação do património religioso e na implementação de roteiros turísticos». Coordenado por Dulce Helena Borges, o DPCT tem como principais competências a «promoção da dimensão evangelizadora do património cultural da Diocese, cuidando a pastoral do turismo e o diálogo com iniciativas culturais da sociedade civil». Outros dos oradores deste fórum foram o investigador Helder Sequeira, o pároco Carlos Caetano, o arquiteto Aires de Almeida, o docente do IPG Gonçalo Poeta Fernandes e Fátima Eusébio, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Na sua intervenção, Dulce Helena Borges defendeu a conclusão do inventário do património móvel, imóvel e imaterial da Diocese da Guarda, «tarefa que há anos tem vindo a ser realizada e que urge concluir, uma vez que este é o suporte fundamental para o conhecimento e estudo dos testemunhos que recebemos, os quais, obrigatoriamente, devemos salvaguardar, visando, também, a sua divulgação junto da população em geral e o estudo científico e académico do mesmo». Novo fórum, com os mesmos objetivos, está agendado para dia 16, em Seia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply