Cultura

Filmes que mudam o mundo no CineEco

Cineeco
Escrito por Efigénia Marques

A 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela arranca esta quinta-feira e prolonga-se até dia 13, na Casa Municipal da Cultura de Seia.
A seleção oficial conta com 66 filmes, oriundos de 27 países, escolhidos entre os cerca de 300 que concorreram. Na Competição Internacional de Longas-Metragens destaque para as estreias em Portugal de “Club Zero” (na foto), de Jessica Hausner, que integrou a competição oficial do último Festival de Cannes, e do documentário “Lakota Nation vs. United States”. Na secção reservada às Longas-Metragens em Língua Portuguesa será também estreado documentário “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, entre outras obras a exibir em Seia. Este ano, as cinco categorias em competição e os filmes programados para exibições paralelas são «um convite à reflexão para a mudança comportamental» face às ameaças provocadas pelas alterações climáticas, à destruição dos ecossistemas e à poluição.
Na sessão de encerramento do festival será exibido o filme “Ácido”, de Just Philippot, um thriller que nos leva para um mundo à beira do abismo da catástrofe climática. O CineEco é o único festival português de cinema exclusivamente ambiental e um dos mais antigos do mundo. É organizado desde 1995 pelo município de Seia, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas, sendo membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental. Além das sessões competitivas estão programadas conversas com realizadores, exposições, ações de educação ambiental com escolas, entre outras atividades paralelas. Todas as sessões têm entrada livre. A curadoria do CineEco é dos programadores Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Alves.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply