Dois filmes de alunos de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para a categoria “Melhor Escola de Cinema/Best Film School”, da edição deste ano do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto.
Os trabalhos “Um Marco no Futebol”, de José Caetano, e “Eikasia”, de Francisco Morais e Miguel Pinto, foram escolhidos pelo júri para competir naquele que é um dos mais importantes certames dedicados à Sétima Arte em Portugal. A primeira obra é uma curta-metragem realizada para a unidade curricular “Projeto II”, cujo argumento também foi escrito por José Caetano, do género “mockumentary” – falso documentário – sobre a chegada de um novo jogador de futebol ao clube Marco de Canaveses. O filme venceu o prémio da secção “Ensaios”, do festival Caminhos do Cinema Português, que decorreu em Coimbra, em novembro. Já “Eikasia” é o projeto final da licenciatura de Francisco Morais e Miguel Pinto, realizadores e autores do argumento. Trata-se de um filme de ficção científica.
A 39ª edição do Fantasporto tem início a 22 de fevereiro e prolonga-se até 3 de março. «Ao longo dos anos, os filmes realizados pelos estudantes de licenciatura e mestrado em Cinema na UBI têm estado em destaque em diversos festivais da especialidade, alcançando diversos prémios», assinala a universidade em nota de imprensa.