O Bendada International Music Festival começa sexta-feira naquela aldeia do concelho do Sabugal e se prolonga até dia 28.
Estão programados dez concertos de entrada livre e uma formação com 70 jovens talentos promissores. O recital “Promenade” abre o evento depois de amanhã (21h30), no palco exterior da freguesia da Bendada, com a atuação da Orquestra do Algarve dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, com os solistas Edoardo Carpenedo (piano), Inês Andrade (piano), Fernando Costa (violoncelo) e Marina Camponês (flauta). No sábado há um concerto na Quinta dos Termos (21 horas) do violoncelista arménio Levon Mouradian, numa proposta que inclui uma degustação de vinhos e queijos regionais. Já o auditório da Casa da Música da Bendada acolhe no dia 25 (21h30) o duo formado por Jeffrey Swann (piano) e Nuno Inácio (flauta).
O concerto “Solistas no Castelo” realiza-se no dia seguinte (21h30) no castelo do Sabugal, com a participação de «nove jovens músicos talentosos» que atuam a solo com a Orquestra Sem Fronteiras. Além destes espetáculos, o festival inclui a “Artist Academy”, uma iniciativa de cariz pedagógico que reúne «cerca de 70 jovens músicos de todo o mundo para desenvolverem os seus estudos musicais, sob a orientação de músicos e pedagogos de destaque no âmbito da performance e do ensino da música». A direção artística do Bendada International Music Festival é da responsabilidade dos pianistas Inês Andrade e Edoardo Carpenedo.