A Guarda vai assinalar, no domingo, o Dia da Europa com uma sessão solene e um concerto na Sé, numa iniciativa da autarquia e da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Na ocasião será apresentada a comissão de honra da candidatura, formada por cerca de uma centena de personalidades, entre elas Eduardo Lourenço, falecido em dezembro último, que foi o primeiro subscritor do manifesto, e liderada por Teresa Patrício Gouveia. Serão também assinados protocolos e parcerias no Teatro Municipal da Guarda (TMG) com a rede de “parceiros culturais” da região que têm dado contributos para o dossier da candidatura. «Com uma Capital Europeia da Cultura na região, estas associações, coletividades e projetos poderão ganhar ainda mais resiliência e dimensão internacional», adianta o município. A sessão solene tem início pelas 14h30 e será transmissão via Facebook do Câmara.
Segue-se às 16h30 o Concerto do Dia da Europa, no âmbito do projeto “CIMfonia”, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa na Sé Catedral com um programa de três obras dos compositores portugueses Joly Braga Santos (“Divertimento no 1, op. 32”), Luís Tinoco (“From the Depth of Distance”) e Fernando Lopes-Graça (“Sinfonieta em homenagem a Haydn”). A direção é do maestro Osvaldo Ferreira, que assina também a coordenação do projeto CIMfonia, e a solista será a soprano Raquel Camarinha. O recital será igualmente transmitido nas redes sociais. A efeméride contará ainda com inauguração da exposição “Olhar Sobre o Território”, na sede da candidatura Guarda 2027, no Largo do Passo do Biu. Até 30 de setembro estarão patentes trabalhos fotográficos e vídeo resultantes de um desafio lançado à comunidade da Beira Interior para mostrar surpresa e/ou beleza e/ou significado e/ou emoção. As imagens são da autoria de Maria Correia, Manuel Ferreira e Rui Campos e o vídeo de Gabriel Ambrósio.