Começa esta quinta-feira, na Covilhã, a 27ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, co-organizado pelo TeatrUBI e pela ASTA. Até dia 25, dez grupos vão subir ao palco do auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior. A entrada é gratuita.
Este ano, além de grupos universitários, o festival conta também com a participação de três companhias profissionais. Cabe à nova coprodução do TeatrUBI e ASTA, “Cuspir o Coração” (na foto), abrir esta edição, permanecendo em cena nos dois primeiros dias (21h30). No sábado sobe ao palco A Bruxa Teatro (Évora) e no domingo atua a Aula de Teatro Universitária de Ourense, Maricastana (Espanha), que participa há 26 anos. Seguem-se os espanhóis Emulsión Teatro (segunda-feira), TeatrUBI/ ASTA e o NNT – Novo Núcleo Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (ambos na terça) e a Escola Superior de Arte Dramática de Extremadura (Espanha) no dia 22.
A companhia madrilena Arte4 – Estúdio de Actores atua no dia seguinte e para 24 de março está agendada a estreia dos colombianos do Laboratorio Escénico Ateneo, de Medellín. O ciclo de teatro universitário mais antigo de Portugal termina dia 25 com os galegos da Aula de Teatro de Santiago de Compostela.