Cultura

Carminho, Pedro Teixeira da Mota e Moonspell em destaque na agenda cultural da Guarda até março

36
Escrito por Carina Fernandes

Em 2023 passaram mais de 54 mil pessoas pelo Museu da Guarda,
a BMEL e o TMG, revelou a autarquia

A Câmara da Guarda apresentou na semana passada a programação do primeiro trimestre de 2024 no museu, Teatro Municipal (TMG) e Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), num total de cerca de 100 atividades.
Sérgio Costa, presidente do município, afirmou que a autarquia continua a apostar «na diversidade cultural, na agenda eclética, plural e num forte apoio à criação local. Esta programação fica marcada pela diversidade e pela qualidade». O edil aproveitou a conferência de imprensa realizada na quinta-feira para revelar que, em 2023, «passaram mais de 25 mil pessoas pelo TMG, foi o melhor ano de sempre em termos de afluência». O número de visitantes e utilizadores também cresceu no museu e na BMEL, que no ano passado registaram 18.706 e 10.630 pessoas, respetivamente. «Nos três espaços culturais do município da Guarda houve 54.500 pessoas a assistir e a participar nas iniciativas em 2023», adiantou a edilidade.
A nova temporada do TMG começou no sábado com o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras” e prossegue no dia 20 de janeiro com a peça de teatro “2:22 Uma História de Fantasmas”, de Danny Robins, com encenação de Michel Simeão. Em fevereiro sobem ao palco do grande auditório o compositor e pianista Tiago Sousa e a peça de teatro “O Regresso de Ricardo III no Comboio das 9h24”. No dia 17 desse mês atuará a fadista Carminho – devido à procura, foi necessário agendar um segundo concerto para 16 de fevereiro. No próximo mês destaque também para o espetáculo de “stand up comedy” “Pata de Ganso”, do humorista Pedro Teixeira da Mota (dia 23), já março começa com o concerto dos Moonspell (dia 2).
A BMEL vai acolher o seminário “Guarda: Cidade e Arquitetura”, esta sexta e sábado, no âmbito do qual será lançado o livro “Guarda 100-2010: Cidade, Arquitetura, Projeto”, uma edição do Centro de Estudos Ibéricos. Para 14 de março está agendado o documentário “Natália Correia – Insubmissa”, de Joaquim Vieira e Filipa Martins, e nos dias 15 e 16 desse mês terá lugar um “workshop” sobre Literacia em Saúde Mental. A biblioteca continuará a ter oficinas de escrita, sessões com as famílias, apresentações de livros de autores locais e vai celebrar o Dia da Poesia e a Semana da Leitura. «O principal objetivo das iniciativas é proporcionar à sociedade uma variedade de atividades que cheguem a todo o tipo de público e que visem promover a cultura, o lazer, o gosto pela leitura e, ainda, o conhecimento e o bem-estar», salientou Marta Costa, da BMEL.
Por sua vez, Salete Pinto, do Museu da Guarda, realçou as exposições temporárias a realizar não só na cidade, como também nas freguesias de Aldeia do Bispo, Famalicão da Serra e Gonçalo Bocas. Para 23 de fevereiro está agendada a apresentação do boletim “1056.3 – In-Folio”, uma publicação do Museu da Guarda sobre as atividades realizadas e que divulga também o respetivo acervo.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply