Cultura

Biblioteca Nacional divulga Pinharanda Gomes em exposição

Jesué
Escrito por Efigénia Marques

“Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português” é o título da mostra dedicada ao filósofo autodidata falecido em 2019 que será inaugurada esta quarta-feira (17h30) na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
Trata-se de uma homenagem «na vertente histórico-filosófica da obra, sem, contudo, menosprezar o pensamento original do autor e as outras suas contribuições em vários âmbitos da cultura portuguesa». Patente até 17 de setembro, a exposição apresenta materiais do espólio guardado no Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes, no Sabugal, assim como do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), instituição da qual Pinharanda Gomes foi «assíduo frequentador durante a sua vida», recordam os promotores. A mostra foi organizada pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, com a colaboração da Câmara do Sabugal.
Nascido em Quadrazais (1939), Pinharanda Gomes é apresentado como «o maior historiador do pensamento português de todos os tempos», tendo editado os três volumes da “História da Filosofia Portuguesa” (1981-1991), bem como os sete volumes da série “Pensamento Português” (1969-1993). Escreveu sobre antropologia cultural, filosofia, história, religião, literatura e temas de temática local e regional. Publicou mais de 300 títulos, que incluem opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em dicionários e enciclopédias.
«Ativo numa perspetiva espiritualista e católica, estatuto que reivindica desde os primeiros livros e a que sempre se manteve fiel, Pinharanda Gomes produziu uma obra vastíssima, sobre uma inúmera multiplicidade de temas», realça a BNP no seu site. Em 2012 doou cerca de 5.000 livros e documentos da sua biblioteca pessoal para o Centro de Estudos que tem o seu nome e foi inaugurado em junho desse ano no Sabugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply