A nova temporada do Teatro Municipal da Guarda (TMG) abre esta quarta-feira (21h30) com a peça “Frida Kahlo, a filha da grande manhã”, a nova produção da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT.
Encenada por José Rui Martins, esta criação aborda «o singular percurso de vida» da artista plástica mexicana (1907-1954) e contará com música ao vivo. «Frida Kahlo é muito mais do que um ícone da pintura mexicana ou uma mulher de flores na cabeça com bordados coloridos e sobrancelhas aparentes», refere Caroline Bernard, autora do livro “Frida e as Cores da Vida” que serviu de ponto de partida para a dramaturgia. A interpretação é de Ariana Neves, Mariana Rebelo, Pedro Sousa, Rui Damasceno e Sandra Santos. Outro destaque deste mês é o concerto, no sábado (21h30), de Gustavo Reinas, vencedor do programa televisivo “The Voice Portugal” que tem raízes familiares na Guarda.
Pelo palco do café-concerto vão passar os albicastrenses The Halfzeimers (dia 22), o projeto Raia, de António Bexiga (dia 29) e o lançamento do segundo disco do guitarrista guardense Rogério Pires, intitulado “Berlin” (dia 30). Já no dia 27 há fado e teatro com o espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues “Assim Devera eu Ser” protagonizado pelas cantoras e atrizes Celina da Piedade, Catarina Moura e Sara Vidal. Haverá uma sessão para as escolas e outra para o público em geral. Na área das artes plásticas, a galeria de arte do TMG acolhe a instalação audiovisual interativa “Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão”, dos guardenses João Louro e Pushkhy, que fica patente de 28 de setembro a 18 de novembro. Durante este mês será também iniciado o projeto “Teatro na Escola”, a desenvolver pelo ator e encenador Daniel Rocha junto dos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, na Guarda.