É já amanhã que começa a XXI Feira das Tradições e Atividades Económicas, em Pinhel, com a presença do ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O certame já é uma marca do fim-de-semana de Carnaval na “cidade falcão” e junta empresários do concelho, dos mais diversos setores, as freguesias e as coletividades. Ocupando uma área de 8.300 metros quadrados, este ano a organização conta com cerca de 180 expositores e 20 tasquinhas, mas, como sempre, quem abre a feira são as crianças das escolas de Pinhel que participam num desfile carnavalesco formado por 18 carros alegóricos amanhã à tarde (14 horas). Os pavilhões da feira, no Centro Logístico, abrem às 17 horas, com uma visita de Pedro Passos Coelho e as atuações começam às 20h30 com os “Sexta-Feira Santa”, seguidos da Banda Filarmónica de Pinhel. Para mais tarde (23h30) está reservado o concerto dos Xutos & Pontapés, com a primeira noite a terminar com “Os Red” e DJ Miguel Ângelo.
No sábado as portas da feira abrem às 10 horas e, como o “Granito Cinza” de Pinhel é o tema desta edição haverá às 14h30 um colóquio sobre este produto endógeno. Ainda durante a tarde vai ser apresentada a aplicação móvel “Descubra Pinhel”. Os concertos programados para o segundo dia são Diogo Piçarra (23h30), a “Orquestra Grafitti” (0h30) e Mastiksoul (2h30). Este ano a feira conta com uma presença especial, já que os empresários ligados ao granito foram desafiados a embelezar um espaço à entrada do recinto. Durante a XXIª Feira das Tradições será assinada a escritura de compra e venda de dois lotes na zona industrial de Pinhel para a instalação de duas unidades fabris ligadas à aeronáutica. E vão ser apresentados o Guia do Investidor e o Europeu de Radiomodelismo, que vai ter lugar na pista das Freixedas em junho, entre outras iniciativas.