Arquivo

Orçamento já tem aval de Moscovici

A Comissão Europeia deu ontem, ao final da tarde, luz verde ao Orçamento do Estado, na sua última versão com as medidas adicionais de austeridade acordadas o Governo, o BE e o PCP. O jornal Expresso avança ainda que o comissário europeu dos Assuntos Financeiros, Pierre Moscovici, deu também o seu aval ao OE português.

Para que a discussões sobre o OE cheguem ao fim, falta ainda o aval político, que depende do Colégio de Comissários. A próxima reunião é na quarta-feira da semana que vem. É a única pedrinha que ainda pode entrar na engrenagem – mas o ok de Moscovici, depois do ok da missão que o comissário francês mandou a Lisboa, já permitiu ao Governo suspirar de alívio.

Prova disso foram as declarações do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, ao fim da manhã desta quarta-feira, depois de reuniões com várias bancadas parlamentares. «Temos a certeza de que as coisas terminarão bem para Portugal e para os portugueses», anunciou Pedro Nuno Santos, que tem sido o pivô das negociações à esquerda.

Em Bruxelas, o bom termo do processo também é já dado como assegurado. Resta saber se poderá haver alguma posição pública da Comissão ainda antes do Colégio de Comissários. Uma vez que o OE é aprovado na quinta-feira e sexta-feira tinha sido o deadline dado por Bruxelas para este processo, fontes comunitárias contactadas pelo Expresso não põem de parte a hipótese de ainda esta semana haver uma declaração adiantando que o OE português, tendo em conta as últimas alterações, não será rejeitado.

Sobre o autor

Leave a Reply