Arquivo

Uma década de rock progressivo em Gouveia

Curved Air, Univers Zero e Focus em destaque na décima edição do único festival português dedicado a este género musical

Gouveia é a “Meca” da música progressiva este fim-de-semana por ocasião da décima edição do Gouveia Art Rock. Para comemorar há dez concertos para ver e ouvir no Teatro-Cine local a partir de sexta-feira, com grupos representativos dos diversos estilos deste género musical, alguns dos quais são considerados dos melhores da atualidade pela crítica especializada. Os Curved Air são os cabeça-de-cartaz deste ano.

Organizado desde 2003 pela autarquia serrana, o Gouveia Art Rock é o único festival português dedicado exclusivamente ao chamado rock progressivo. Ao longo destes dez anos ganhou notoriedade mundial, tendo por aqui passado nomes míticos do progressivo mundial como Peter Hammil, Van der Graaf Generator, Steve Hacket ou Robert Fripp. Desta vez, o revivalismo cabe aos britânicos Curved Air, que fizeram furor nos anos 70 com a sua exuberante e insinuante vocalista Sonja Kristina e estão de regresso com um novo álbum, “Live Atmosphere”, editado em março. O concerto está marcado para sexta à noite, após a atuação dos franceses Lazuli, uma banda que promete surpreender. No sábado, o pano abre-se ao princípio da tarde para dar lugar aos portugueses A Presença das Formigas, seguem-se os vanguardistas italianos Calomito e os suecos Änglagard. À noite, o Teatro-Cine é dos belgas Univers Zero, que tocaram em Gouveia em 2005.

O programa do último dia do festival inclui Shylock (França), recém-regressados aos palcos, o pianista Patrizio Fariselli (Itália) e The Strawbs (Inglaterra). O Gouveia Art Rock termina com outro regresso, o dos holandeses Focus, cujo concerto de 2008 foi um dos pontos altos da edição desse ano. Segundo a organização, o evento tem registado lotação esgotada desde 2005 e pelo Teatro-Cine gouveense já passaram outros nomes de referência do rock progressivo mundial Three Friends (Gentle Giant), Univers Zero, Magma ou Premiata Forneria Marconi. Amon Düül II, The Enid, Richard Sinclair, Isildurs Bane, Present ou Thinking Plague foram outros consagrados da música progressiva que atuaram em Gouveia.

Britânicos Curved Air atuam sexta-feira no Teatro-Cine

Uma década de rock progressivo em Gouveia

Sobre o autor

Leave a Reply