Arquivo

ULS Guarda investe 495 mil euros na melhoria de instalações

Saúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai investir 495 mil euros na remodelação da cobertura do pavilhão nº 5 do Hospital Sousa Martins e das instalações da extensão de saúde de São Romão, em Seia.

A primeira intervenção deverá ficar concluída no prazo de 120 dias e consiste na correção de deficiências na cobertura que têm causado infiltrações de água sempre que chove com mais intensidade. As obras arrancaram na semana passada e vão custar 375 mil euros. Inaugurado na década de 90 do século passado, no edifício em causa funcionaram vários serviços, incluindo as Urgências, até à abertura do novo bloco hospitalar em junho de 2014. Atualmente, apenas ali continuam os serviços de Anestesiologia, Ginecologia, Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Cirurgia do Ambulatório, entre outros. A ULS iniciou também na semana passada os trabalhos de remodelação e beneficiação da extensão de saúde de São Romão (Seia), orçados em cerca de 120 mil euros. O prazo de execução da empreitada é de 120 dias. Em comunicado, a administração hospitalar sublinha que estas duas intervenções são concretizadas com «o esforço financeiro da ULS».

…e é “Hospital Amigo dos Bebés”

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou que o Hospital Sousa Martins vai ser distinguido como “Hospital Amigo dos Bebés”.

Esta certificação resulta de uma auditoria efetuada por um conjunto de técnicos da UNICEF, no âmbito de uma candidatura apresentada pela unidade guardense. Segundo uma nota da ULS, «intervir internamente na melhoria de cuidados e na organização dos serviços e ter impacto direto no aumento da taxa de aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança» são os principais objetivos da certificação de qualidade agora reconhecida pela UNICEF/OMS (Organização Mundial da Saúde). O galardão será entregue numa cerimónia a realizar a 2 de outubro no auditório do INFARMED, em Lisboa.

Sobre o autor

Leave a Reply