Arquivo

UBI concede honoris causa a Ramalho Eanes

O general Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República eleito em democracia, vai receber o doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior na segunda-feira.

A UBI justifica a atribuição deste grau com o «imenso contributo de Ramalho Eanes para a democratização do país e para a sua inserção entre as Nações democráticas e desenvolvidas». O padrinho será o escritor Eduardo Lourenço, galardoado com o Prémio Pessoa 2011. Natural de Alcains (Castelo Branco), António Ramalho Eanes destacou-se na defesa do regime democrático, ao assumir a liderança das manobras militares de 25 de novembro de 1975, que estabilizou o regime democrático e acabou com o processo revolucionário. Como Presidente da República, entre 1976 e 1986, reorienta a posição de Portugal no Mundo, estreitando as relações com os países da NATO, e reativando, numa nova ordem, as relações do país com os países emergentes das independências das ex-colónias.

A cerimónia, que decorre no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, integra as comemorações dos 26 anos de existência da universidade, que terminam à noite com um concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior. A UBI já concedeu o grau Honoris Causa a António Guterres, Pinto Balsemão e, mais recentemente, ao reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao.

UBI concede honoris causa a Ramalho Eanes

Sobre o autor

Leave a Reply