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Trancoso «mais que satisfeito» com novo traçado do IP2

Ultrapassado um problema de impacto ambiental, o projecto deverá ser lançado a concurso ainda este mês

Finalmente, e depois de muitos anos de espera, tudo indica que nada mais impedirá o arranque da construção do projecto do IP2 que ligará a A25 na zona de Celorico da Beira a Macedo de Cavaleiros, atravessando o Norte do distrito da Guarda. Um problema relacionado com o estudo de impacto ambiental, que estava a atrasar a abertura do concurso da empreitada, já foi ultrapassado, pelo que a obra deverá avançar ainda este ano. Quem está entusiasmado com a construção desta via são os autarcas de Celorico da Beira e Trancoso, que ficarão servidos por uma auto-estrada até aos limites do município trancosense.

O problema ambiental relacionado com a Ribeira do Alcaide, no concelho de Trancoso, já está «totalmente ultrapassado e resolvido», adianta Júlio Sarmento, que recebeu esta garantia do próprio ministro das Obras Públicas com quem esteve reunido a 18 de Outubro, juntamente com o seu colega de Celorico da Beira. Foram propostas três soluções, tendo sido adoptada a primeira alternativa que «agrada em absoluto à Câmara e corresponde às nossas expectativas», garante o autarca de Trancoso. Mário Lino terá ainda assegurado que está «tudo aprovado» para que o projecto possa arrancar e que, «dentro de 15 dias», o primeiro-ministro José Sócrates irá anunciar a concretização de cinco grandes investimentos para o país, sendo o IP2 um deles. Assim, a obra deverá ser colocada a concurso já durante este mês, para arrancar «muito em breve, ainda este ano», num cenário que deixa o edil «mais que satisfeito». É que, segundo o presidente, este é o investimento «mais estruturante» para Trancoso, sendo «absolutamente essencial para o seu progresso e desenvolvimento», realça.

Da A25, no nó de Açores, até ao Chafariz do Vento, próximo de Trancoso, o IP2 terá «sempre» perfil de auto-estrada. Este troço, com duas faixas para cada lado, terá ainda dois nós, localizados próximo das estações ferroviárias de Celorico e Vila Franca das Naves. Do Chafariz do Vento para a frente, até Macedo de Cavaleiros, é que o IP2 terá apenas duas faixas, ao que O Interior conseguiu apurar, porque o ministério entende que o tráfego a partir daí não justifica o perfil de auto-estrada. Recorde-se que o secretário de Estado-Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou recentemente na Guarda que a obra do IP2, a executar em regime de concessão, seria «lançada até ao final do ano».

Celorico e Trancoso apostam em Área de Localização Empresarial

Tirando partido das potencialidades que o IP2 vai oferecer, as Câmaras de Celorico da Beira e Trancoso têm mantido «conversações» com vista à construção de uma ALE – Área de Localização Empresarial junto do nó de acesso ao IP2 de Vila Franca das Naves, perto de Vilares e Maçal do Chão. Este é um projecto que pode tirar partido da sua «posição estratégica», de modo a «aumentar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento da região», envolvendo outros agentes económicos no âmbito de uma «parceria público-privada». Neste sentido, com uma localização privilegiada no centro de um triângulo composto por Celorico da Beira, Trancoso e Vila Franca das Naves, esta área empresarial intermunicipal, poderá assim aproveitar esta nova via de comunicação com ligação à A25 e A23, bem como ao Douro e a Bragança.

Ricardo Cordeiro

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