Arquivo

SPRC avaliou actividades curriculares

Estudo conclui que as Actividades de Enriquecimento Curricular não correspondem às necessidades das famílias

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) elaborou um estudo sobre as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da região centro, com o objectivo de avaliar os resultados. No distrito da Guarda, o estudo teve como área de abrangência os 14 concelhos do distrito, num total de 204 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico e 6.171 alunos. Em relação ao número de professores por cada actividade, o sindicato apresenta no seu estudo o seguintes resultados: 71 docentes a leccionar inglês, 54 a leccionar música, 22 responsáveis pelas expressões artísticas, 72 por actividades físicas e 29 por outras actividades, num total de 248 professores. Em relação aos honorários pagos aos docentes conclui-se que no distrito o valor mais alto, pago à hora a cada professore, tem lugar em Pinhel (16 euros), seguindo-se a Guarda (15 euros), enquanto que os mais baixos têm lugar em Aguiar da Beira e Mêda (8 euros). O SPRC conclui com este estudo que as AEC não correspondem às necessidades das famílias, sendo um factor de instabilidades pedagógica e profissional. O sindicato argumenta ainda que os valores pagos por hora aos professores são muito baixos e díspares. «Esta situação só é possível graças ao aproveitamento escandaloso que muitas entidades fazem da situação crescente de desemprego docente», afirmam. Outras das conclusões deste estudo é a falta de auxiliares de acompanhamento, o que impede os alunos com necessidades especiais de frequentarem as actividades. Nesse sentido, o SPRC propõe que se faça uma avaliação rigorosa da implementação das AEC e os seus efeitos nas escolas, tal como a negociação de um novo modelo de resposta social que sirva, com qualidade as escolas, os alunos e as famílias portuguesas. O estudo foi ainda realizado nos concelhos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu.

Sobre o autor

Leave a Reply