Arquivo

Sp. Mêda sagra-se campeão da AF Guarda na última jornada

Futebol distrital

O Sp. Mêda sagrou-se no domingo campeão distrital da AF Guarda ao vencer em casa o Gouveia por 1-0. Os medenses regressam ao Nacional seis épocas depois de terem competido na extinta IIIª Divisão.

O título só ficou decidido na última jornada do campeonato da Iª Divisão, com o Sp. Mêda a sentir muitas dificuldades perante uma formação gouveense que vendeu cara a derrota. O golo solitário da formação orientada por Rogério Afonso foi marcado aos 25’ por Pimenta, na transformação de uma grande penalidade. O resultado perdurou até ao final de um jogo bem disputado apesar de locais e visitantes terem tido duas ocasiões soberanas para marcar no segundo tempo. A vitória permitiu ao sucessor do Fornos de Algodres, recém-despromovido do Campeonato de Portugal, preservar a diferença de três pontos face ao Trancoso, segundo classificado com 56 pontos, que recebeu e derrotou o lanterna vermelha Guarda Unida Desportiva por 5-1. No final do Distrital o Sp. Mêda somou 59 pontos, 19 vitórias, dois empates e cinco derrotas, tendo marcado 55 golos – o melhor ataque da prova em igualdade com o Estrela de Almeida – e 22 sofridos – a segunda melhor defesa, atrás do Figueirense com 16 golos.

Nos restantes jogos de domingo registo para as vitórias do Estrela de Almeida (8º) no Soito (10º) por 3-0 e do Manteigas (5º) em São Romão (11º) por 3-1. O mesmo resultado conseguiu o Figueirense (3º) na receção ao Sp. Sabugal (9º) e o Vila Cortês do Mondego (7º) frente ao despromovido Vila Franca das Naves (13º e penúltimo). Já o jogo que opôs o Vilanovenses (12º) ao Aguiar da Beira (4º) terminou empatado sem golos. No rescaldo da prova, o Sp. Mêda vai disputar o Campeonato de Portugal na próxima época, enquanto o Vila Franca das Naves (Trancoso) e o Guarda Unida regressam ao Distrital da IIª Divisão. As duas equipas serão rendidas pelo Celoricense, campeão do escalão secundário, e pelo Sp. Vilar Formoso.

Mêda e Gouveia reencontram-se na final da Taça

Mas a temporada ainda não terminou para os comandados de Rogério Afonso, que podem fazer a dobradinha no sábado caso vençam a final da Taça de Honra da AF Guarda. O adversário é novamente o Desportivo de Gouveia e a partida está marcada para o municipal Barjona de Freitas, em Manteigas, pelas 17 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply