Arquivo

Sete projetos da região concorrem à “Missão Sorriso”

Candidaturas destinam-se a melhorar os cuidados de saúde e bem estar das crianças e dos idosos

Seis instituições da região concorrem para receber o apoio da “Missão Sorriso” para a implementação de projetos de intervenção nas áreas da saúde e bem-estar da criança ou envelhecimento ativo.

O Centro Social Cultural e Desportivo Miuzelense (Almeida), o serviço de Neonatologia da Unidade Local de Saúde da Guarda, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Côa (Almendra, Vila Nova de Foz Côa) e a Fundação S. João de Deus (Guarda) são as instituições candidatas no distrito da Guarda. No primeiro caso pretende-se requalificar um centro de dia já existente na Miuzela do Côa e que tem graves lacunas para o seu funcionamento com o objetivo de melhorar as condições e conseguir a sua legalização. Já o projeto “Dar luz à Vida” da Unidade de Neonatologia guardense destina-se a adquirir equipamentos para tratar a hiperbilirrubinémia nos recém-nascidos, prevenir a deficiência e para diminuir o tempo de internamento. A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Côa pretende apoiar cerca de 1.500 crianças do concelho de Vila Nova de Foz Côa com consultas de pediatria, psicologia, terapia da fala e cuidados de enfermagem. A iniciativa “Um Dó Li Tá” também inclui a criação de um ATL e o acompanhamento no estudo a crianças desfavorecidas.

Por sua vez, a Fundação S. João de Deus quer dinamizar a “Academia da Memória” no distrito da Guarda com o objetivo de potenciar o envelhecimento ativo. Na Cova da Beira, o Centro Hospitalar, sediado na Covilhã, concorre para adquirir equipamentos de vigilância materno-fetal para a Obstetrícia e Pediatria e para reforçar as condições técnicas do serviço de Fisioterapia para a prevenção e reabilitação de situações de incontinência urinária em idosas. Finalmente, a Mutualista Covilhanense tenciona implementar uma bolsa de voluntariado para acompanhar os utentes idosos do serviço de apoio domiciliário e criar um sistema de tele assistência ao domicílio que beneficiará 80 idosos. Os projetos estão disponíveis para votação em continente.pt, sendo que o Continente irá premiar os vencedores com valores angariados através da venda de produtos “Missão Sorriso” nas suas lojas com montantes até 50.000 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply