Com o «melhor cartaz dos últimos quatro anos», em que se destacam Jorge Palma e Blind Zero, a Semana Académica da Guarda, cujo orçamento ronda os 90 mil euros, pode vir a dar lucro. A direcção da Associação Académica da Guarda (AAG), empossada há dois meses, assegura já ter garantido apoios financeiros que cobrem a maior parte do investimento a dispender com a festa programada entre 6 e 14 de Maio, no pavilhão do NERGA.
«Temos um cartaz que abrange os gostos musicais da generalidade dos estudantes», assegura Marco Loureiro, acrescentando que se procurou aliar o «barato» com a «qualidade», até porque a nova direcção diz ter encontrado a associação numa «lástima a nível financeiro, logístico e material». O dirigente adianta que já foram pagos cerca de quatro dos 36 mil euros de passivo herdados de anos anteriores, graças ao apoio de instituições «da comunidade estudantil» e de algumas empresas do distrito. Aliás, graças a estes apoios já estarão garantidos «80 por cento» dos 90 mil euros do orçamento do evento. «Com um bocadinho de sorte e num ano excepcional em termos de finalistas, esperamos conseguir ter a Semana Académica paga e que ainda sobre dinheiro para continuarmos a liquidar as dívidas», sublinha Marco Loureiro. No primeiro dia da festa estudantil realiza-se o Baile de Gala, no Hotel Vanguarda. O tradicional “Enterro do Caloiro”, este ano com a particularidade de começar na Sé e terminar no campus do IPG, onde haverá uma festa com entrada livre, animada por Ângelo Brás.
No dia 8 realiza-se a Serenata à meia-noite na Sé, seguindo-se a noite de tunas e o DJ Vitinho, já no pavilhão do NERGA. A 9 de Maio sobem ao palco Jorge Palma, 100 Ensaios e DJ Amorim, enquanto no sábado actuam os Irmãos Verdades, Prós & Contras e Tânia Patrício. Para 11 de Maio está programada a missa de finalistas, e, à noite, os DJ’s Frank Maurel e Miss Pink, além dos Urban Spirit. No dia seguinte sobem ao palco Quim Barreiros, Myula, Liberdade d’Expressão e DJ Galvão. A 13, no Arraial da Cerveja, actuam Blind Zero, Unbridled e novamente Ângelo Brás. Por último, dia 14, as festividades encerram no Bar “Bacalhau” com a noite dos resistentes. Em comum a quase todos os dias há a aposta numa banda ou cantor da Guarda na abertura das noites. O bilhete geral custa 25 euros para sócios e 40 para o público geral. A AAG apresentou ainda o seu novo site, cujo endereço é www.aag.ipg.pt.
Ricardo Cordeiro