Seis pessoas foram detidas pela GNR de Aguiar da Beira, na semana passada, quando tentavam furtar carcaças de porcos que estavam enterradas numa vala, nas instalações de uma empresa local de transformação de carne.
As detenções ocorreram em dias diferentes, na localidade de Teixugueira, daquele concelho do distrito da Guarda. Na tarde de dia 13, os militares do posto aguiarense evitaram que dois homens, de etnia cigana, levassem animais já abatidos e prenderam outras duas pessoas que esperavam numa carrinha fora da propriedade. Já na última quarta-feira, a GNR foi novamente chamada ao local porque dois homens tentavam recolher mais carcaças. Residentes em Moimenta da Beira e Vila Real, os suspeitos têm entre 21 e 38 anos e foram constituídos arguidos pelos crimes de introdução em lugar vedado ao público e tentativa de furto – alegadamente para comer ou vender, segundo as autoridades.
Todos ficaram a aguardar julgamento sob termo de identidade e residência. Segundo a GNR, estiveram na fábrica o delegado de saúde e o veterinário municipal para «avaliar a situação em termos de saúde pública e as condições de destruição das carcaças». Também na quarta-feira, mas na freguesia de Tamanhos, no concelho vizinho de Trancoso, a Guarda deteve, em flagrante delito, três jovens por furto de desperdícios de ferro numa propriedade. Na operação, os militares recuperaram material avaliado em cerca de 2.000 euros e apreenderam ainda um veículo ligeiro de mercadorias. Os suspeitos, residentes na Guarda e com idades entre 18 e 22 anos, foram ouvidos no Tribunal de Trancoso, desconhecendo-se a medida de coação aplicada.