Arquivo

Seia reforça apoio social escolar

Câmara vai gastar 190 mil euros em bolsas, refeições, manuais e passes para alunos carenciados

O município vai conceder, este ano, cerca de 190 mil euros para apoio escolar. A verba foi aprovada na última reunião de Câmara e destina-se à atribuição de bolsas de estudo, componentes de apoio à família, aquisição de manuais escolares, passes escolares a alunos carenciados e fornecimento de refeições ao 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância.

As bolsas de estudo foram atribuídas a 10 alunos do ensino superior que estudam fora do concelho, recebendo cada um 125 euros por mês, num total de 10 meses. A autarquia financiará integralmente a compra dos manuais escolares dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, cujas famílias tenham um rendimento por pessoa igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Nos jardins-de-infância, as crianças serão apoiadas de acordo com os dois escalões existentes, considerando os rendimentos do agregado familiar.

«Assim, serão transferidos para os agrupamentos de escolas cerca de 17 mil euros», adianta a Câmara em comunicado. Já as refeições e prolongamentos de horários abrangem 22 jardins-de-infância e 18 escolas do 1º ciclo. No primeiro caso, o fornecimento é assegurado por Instituições Particulares de Solidariedade Social e três escolas do 3º ciclo, pagando a Câmara um preço unitário de 1,64 euros por criança e por refeição. Finalmente, como em anos anteriores, alguns alunos da Secundária de Seia e da Escola Profissional da Serra da Estrela estão isentos (escalão A) ou beneficiam de uma redução de 50 por cento (escalão B) no preço do passe escolar.

Sobre o autor

Leave a Reply