Arquivo

Seia e Newark querem geminar-se

Eduardo Brito viajará aos Estados Unidos em Outubro para adiantar o processo

Seia vai geminar-se com Newark. O processo arrancou há cerca de um ano, quando Eduardo Brito, presidente da Câmara de Seia, se deslocou àquela cidade da costa Leste dos Estados Unidos. Ontem, estes primeiros contactos foram oficializados numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na cidade serrana esteve Augusto Amador, vereador da Câmara Municipal de Newark.

Nesta cidade do Estado de Nova Jersey residem actualmente cerca de 273 mil habitantes, muitos dos quais portugueses. Destes, «uma forte comunidade senense mantém laços com Portugal há cerca de 20 anos através da Festa do Queijo», recorda o autarca. Para além de «estreitar laços de amizade» entre as duas cidades, Eduardo Brito pretende atrair investimentos, ainda que não haja nada anunciado. O edil faz questão de sublinhar que se trata do lançamento do processo de geminação, ou seja, «a subscrição da carta de intenções que Newark já aprovou». Ainda assim, sustenta que ambas as autarquias colherão benefícios. Outros desenvolvimentos só serão conhecidos para o final de Outubro, quando Eduardo Brito se deslocar aos Estados Unidos.

Posteriormente, Cory Baker, o “mayor” de Newark, deverá visitar Seia em data a anunciar. Com esta geminação, o município serrano espera poder contribuir para «facilitar a aproximação entre os povos e cidadãos dos diferentes países», nomeadamente com intercâmbios de estudantes. Em comunicado, a autarquia acrescenta que «alianças deste género vêm fortalecer e dinamizar as relações internacionais, possibilitar o conhecimento mais aprofundado das vivências e fomentar o intercâmbio de ideias, experiências e soluções nos planos social, cultural e económico».

Sobre o autor

Leave a Reply