O Sporting do Sabugal garantiu, no último domingo, a presença na final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG) ao bater o Manteigas por duas bolas a uma. No jogo decisivo, agendado para 3 de Abril, a equipa de Manuel Barbosa vai defrontar o Gouveia que na outra partida das meias-finais bateu o Ginásio Figueirense pelo mesmo resultado.
O líder incontestado da série B da IIª Divisão Distrital apresentou-se na raia com o rótulo de “tomba-gigantes” da Taça Madeira Grilo, pois já havia eliminado o Foz Côa e o Aguiar da Beira, dois dos actuais líderes do escalão principal. Fazendo jus a esta condição, o Manteigas colocou-se à frente do marcados quando estavam jogados 17 minutos, por intermédio de Mário Carvalho, após um cruzamento da direita. Pouco depois, os visitantes voltaram a criar perigo, através de Nuno Antunes que rematou forte, mas ao lado da baliza sabugalense. A turma da casa reagiu com um remate de Manata, mas o remate saiu longe do alvo.
O Sabugal entrou melhor na segunda parte e a partida tornou-se mais equilibrada. Logo aos 50’, Manata, depois de ganhar um lance a Zézito, voltou a falhar a baliza. Contudo, o Manteigas não se remetia à defesa e volvidos poucos minutos, Roberto apareceu com espaço pela direita, mas não conseguiu rematar. Até que aos 61’, Faneca apareceu isolado perante Raposo e restabeleceu a igualdade, num lance que motivou muitos protestos nas hostes serranas que reclamaram posição irregular do médio sabugalense. O Manteigas voltou a subir no terreno e após um remate de Malhau ao poste, David Graça introduziu a bola na baliza do Sabugal, mas o lance foi anulado por indicação do assistente que assinalou fora-de-jogo, em mais uma jogada bastante criticada pelo Manteigas. Já em cima dos 90’, Ricardito marcou o segundo golo para delírio dos adeptos da casa que festejaram a presença na final.