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O Animador Sociocultural e as Dinâmicas Sociais

Escola Profissional de Trancoso

O Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Trancoso, forma há cerca de duas décadas, jovens que aprendem a ser animadores, e os transforma em agentes sociais que promovem o desenvolvimento pessoal e social, ajudando a construir projectos, descobrindo novos interesses, despoletando capacidades e potencialidades, para o desenvolvimento de actividades de animação.

Animar, é na sua génese mais profunda, dar vida, dar ânimo, insuflar confiança, optimizando condições favoráveis para o desenvolvimento harmonioso de crianças, jovens, adultos e idosos.

O Animador sabe aplicar as tecnologias sociais, trabalhando em equipa pluridisciplinar, em dinâmicas de grupos, sentido o colectivo, saindo do seu próprio umbigo e estabelecendo laços e projectos comuns, para além dos problemas e circunstâncias, ajudando a construir a desejável sociedade da participação para todas as idades.

O Animador procura cultivar o exercício da tolerância e do respeito pela diversidade, trabalhando para o bem comum em prol da prática da cidadania e solidariedade, criando espaços de debate, reflexão e informação, numa interacção que valoriza os comportamentos assertivos, valores, direitos e deveres.

A formação do Animador Sociocultural, técnico de Nível III, deve ser integral e valorizar a ética e os contextos democráticos.

O Animador trabalha o acto de animação dando sentido aos compromissos sociais, como no Corso de Carnaval em Vila Franca das Naves no qual Participaram duas turmas com carros alegóricos desenvolvendo as suas temáticas humanísticas, bem como no desfile inter-escolas em Trancoso.

Os alunos do 3º ano do Curso iniciaram a sua Formação em Contexto de Trabalho em Instituições de Solidariedade Social, Escolas e Associações dos distritos da Guarda e de Viseu. Nesta fase os alunos preparam também o desenvolvimento da sua Prova de Aptidão Profissional (parte prática) em interacção com as comunidades institucionais.

Perfilam-se projectos com forte impacto sócio-educativo e sociais, em que a criatividade, inovação, o real e o simbólico se entrecruzam em fantasias lúdicas para as crianças, como “ A Roda Mágica” recriando as figuras históricas como saindo de um livro e vivenciando as várias épocas históricas.

Para os jovens, estão ser elaborados projectos musicais, com concertos de música Pop/rock.

No sector do “Glamour” existe um projecto para um Desfile de Moda em parceria com algumas marcas internacionais conceituadas, a par de uma exposição com o espólio dos trajes históricos da EPT.

Também a animação radiofónica não foi esquecida, estando a ser elaborada a agenda da CRB e criadas rubricas para jovens e menos jovens.

Existem projectos de animação para a terceira idade, “O Idoso em Movimento na Mudança participada”, com uma reflexão teórico-prática da importância de quebrar as rotinas nas Instituições, com animações em que os protagonistas sejam os idosos, que se tornam activos e participam com os seus saberes, interagindo com a comunidade.

Para além de cumprirmos compromissos sociais com Autarquias, participando em eventos de Animação ao Vivo, como é o caso das Feiras e Ceias Medievais, Festas da História, Animações Infantis, Juvenis e de Idosos.

A animação é por todas estas razões, o lugar da expressão cultural dos diferentes grupos: o lugar da criação da vida social; o lugar da confrontação de concepções diversificadas da cultura. Como profissionais, os Animadores procuram ser o mais perfeccionistas possível, dado que trabalham com o material mais caro, mais imprevisível, mais complexo, mais subjectivo, mais admirável, mais gratificante – o Ser Humano.

A Coordenadora do Curso Profissional de Animador Sociocultural

Mª Emília Tracana

Sobre o autor

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