Arquivo

Rampa da Serra da Estrela no fim-de-semana

A estrada que liga a Covilhã ao antigo sanatório dos Ferroviários volta a ser, este fim-de-semana, o palco de muita velocidade e emoções fortes com a 23ª edição da Rampa Internacional ACP Serra da Estrela – Cidade da Covilhã. Este ano, a prova covilhanense tem a particularidade de abrir o Campeonato Nacional de Montanha.

Considerada uma das melhores etapas do Europeu e Nacional de Montanha, participam todos os pilotos importantes da especialidade, à semelhança do que tem acontecido. E este ano as Fórmulas 3000 – do jovem Anders Vilariño, Fausto Bormolini, Lazlo Szasz ou Renzo Napione – vão lutar com as renovadas “barchettas” do pluri-campeão da Europa André Vilariño ou Otokar Kramsky, entre outros. Presentes estão também os melhores protagonistas nacionais, como Pedro Salvador, Paulo Ramalho, Carlos Rodrigues, Ferreira da Silva, António Nogueira, José Pedro Gomes, António Barros e António Coimbra, entre outros. A Rampa Internacional Serra da Estrela é considerada por alguns como a melhor prova do género, graças a parâmetros de qualidade ímpares em termos de traçado e de segurança, que a FIA reconhece estarem perfeitamente implantados no percurso de cerca de 5 quilómetros entre a Covilhã e o antigo sanatório.

A prova do ano passado foi ganha pelo italiano Giulio Regosa, ao volante de um Fórmula 3000 Lola-SC Ateneo. Nos portugueses, quem brilhou foi Pedro Salvador, piloto natural de Chaves, que correu num BRC CM02 da equipa covilhanense Auto Malaca Racing. A Rampa é organizada pela ACP Motorsport, com a Região de Turismo da Serra da Estrela e a Câmara da Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply