Arquivo

PS Gouveia anuncia Tribunal e Escola Básica Integrada

Socialistas acusam Álvaro Amaro de ser «incapaz» de captar investimento para o concelho

A concelhia de Gouveia do PS afirma, em nota enviada à comunicação social, que garantiu a construção do Tribunal e da Escola Básica Integrada de Gouveia, após reuniões com os ministérios da Justiça e da Educação.

«Graças a estas diligências, o PS de Gouveia está em condições de afirmar que vamos conseguir estas obras» para o concelho, lê-se na nota. Os socialistas garantem mesmo que a empreitada do novo tribunal deverá arrancar «no próximo ano», até porque o concurso público está na fase de consulta aos concorrentes. Já o processo da nova Escola Básica de Gouveia, reivindicada desde os anos 90, estará mais atrasado por causa da «alteração imposta pela actual Câmara», acusam. Tudo porque Álvaro Amaro, autarca social-democrata, «entendeu mudar o local de implantação inicialmente previsto para os terrenos da Ex-Sociedade Industrial», dizem os socialistas. Mudanças que não serão baseadas «em estudos técnicos», mas pela «falta de disponibilidade financeira e pela impossibilidade do recurso ao crédito para adquirir o referido terreno». Foi esta nova alternativa, «imposta à última hora pelo município», que terá ditado o cancelamento da obra e a abertura de um novo concurso público, pois «a nova solução fica mais dispendiosa que o previsto no caderno de encargos», garantem. O arranque dos trabalhos está previsto para meados do próximo ano.

A socialistas sublinham ainda que os Governos PS têm-se mostrado «generosos com Gouveia», ao colocar na agenda obras importantes para o concelho e para as suas gentes em apenas um ano de exercício. Em contrapartida, acusam Álvaro Amaro e a autarquia de serem «incapazes de captar investimento produtivo para o município», apontando o dedo à «ausência de iniciativas» e à «apatia». Perante o desemprego «galopante», a desertificação do concelho, a emigração «forçada, a desmotivação da juventude e o encerramento de empresas, o PS anuncia que vai assumir uma «posição de ajuda e colaboração» com o executivo social-democrata para garantir a concretização de infraestruturas básicas e de um «desenvolvimento sustentado».

Sobre o autor

Leave a Reply