Exercício vai realizar-se em todo o país às 11h15 e decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de municípios.
O primeiro simulacro nacional de preparação para sismos será organizado às 11h15 de 24 de novembro pela Associação Nacional de Voluntariado de Proteção Civil.
«A nível nacional é a primeira vez e a nossa ambição é que tenha um grande impacto do ponto de vista da comunidade e dos cidadãos em vários locais, nomeadamente escolas, centros comerciais e nos lugares em que as pessoas estiverem naquele momento», afirmou Flávio Barbini, membro da Associação Nacional de Voluntariado de Proteção Civil.
Com o nome “Terramoto”, o exercício público nacional de preparação para sismos decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de município. Esta ação de sensibilização da sociedade civil, promovida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), prevê sete passos que permitem às pessoas saber como se devem comportar antes, durante ou após um sismo.
«O mais importante são as pessoas. As pessoas é que serão os atores desta iniciativa. Eles é que serão responsáveis, naquele momento, naquele minuto, por adoptar comportamentos», declarou Barbini, à margem de um seminário internacional sobre risco sísmico que decorreu hoje na sede da ANPC.