Arquivo

Portagens podem baixar «ainda este verão»

O primeiro-ministro admite que as portagens nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador poderão baixar ainda este verão, adiantando que vai contactar as forças políticas para um consenso em matéria de descentralização.

Após este anúncio, o presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) voltou a reivindicar que a redução das portagens nas antigas SCUT A25 (Aveiro-Vilar Formoso) e A23 (Guarda-Torres Novas) tenha em conta as diferenças de riqueza no território. «A nossa principal preocupação não se prende tanto com o mês que entra em vigor e se é em julho ou em agosto, mas sim com o modelo que vai ser aplicado e que, reitero, esperamos que tenha em conta as grandes assimetrias que existem no território nacional», afirmou Paulo Fernandes. O também autarca do Fundão recordou que a CIMBSE defende que a redução nas vias que servem esta região seja no mínimo de 50 por cento, de modo a corresponder ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita da região, que é sensivelmente 50 por cento inferior ao dos grandes centros urbanos.

«É importante que essa proporção seja tida em conta e as diferenças sejam ponderadas para que não continuemos a ser a região com as autoestradas mais caras, que é um selo que não queremos e que nem sequer é justo para a nossa população e empresas», acrescentou o presidente da CIMBSE.

Sobre o autor

Leave a Reply