Arquivo

Penamacor perspectiva estância termal e turística

Autarquia pretende modernizar o actual balneário termal da Fonte Santa

Um novo complexo termal e turístico perspectiva-se para a região, desta vez em Penamacor. A autarquia está apostada em modernizar o actual balneário termal da Fonte Santa, localizado na freguesia das Águas, tendo já desenvolvido estudos medicinais à água mineral que brota daquela fonte a uma temperatura superior a 40 graus centígrados.

As características da água – muito semelhantes às de Unhais da Serra, das Caldas de Manteigas e das Termas de S. Pedro Sul – e indicadas para o tratamento do reumatismo e das doenças de pele, indicam que esta será uma «boa aposta» para desenvolver o concelho raiano, salienta a “O Interior” Domingos Torrão. Por isso, a autarquia já começou a captar num novo furo para rentabilizar o recurso mineral, aguardando apenas o licenciamento da nova captação por parte do Instituto Geológico Mineralizado (IGM) e da Direcção-Geral da Saúde. «É uma coisa que demora, mas espero que possamos obter o alvará brevemente para podermos equacionar o futuro», adiantou o edil, uma vez que são aquelas instituições que se pronunciarão sobre a qualidade terapêutica da água. Se tudo correr pelo melhor, o que Domingos Torrão acredita visto tratarem-se de águas «específicas para tratamentos», a autarquia deverá avançar com mais captações e a construção de um balneário maior, «do género de uma estância turística», adianta.

E apesar de estar a nascer um complexo termo-lúdico em Unhais da Serra, Domingos Torrão acredita que o projecto de Penamacor terá viabilidade. Tanto mais que, anualmente, cerca de 300 aquistas portugueses e espanhóis recorrem às termas da Fonte Santa, sobretudo depois das obras efectuadas em 2002 e que custaram à autarquia mais de 500 mil euros para cumprir todas as exigências sanitárias e higiénicas do balneário. «Há que aproveitar os recursos naturais do concelho», realça o autarca, que equaciona ainda a possibilidade de «recorrer a parcerias» com privados para levar a cabo o empreendimento. Ao que tudo indica, as características terapêuticas da água mineral da Fonte Santa (bicaburnatadas, sulfurosas, sódicas e furtadas) já remontam a tempos ancestrais, mas funcionam desde 1856. Hidromassagem, vaporização à coluna, jacto de água e jacto de água a circular à coluna são alguns dos tratamentos possíveis naqueles balneários. As termas da Fonte Santa localizam-se na pequena povoação de Águas, a Sul do concelho, e cujo nome está certamente relacionado com as termas.

Sobre o autor

Leave a Reply