Arquivo

Penamacor gemina-se com Clamart

Desde sábado que município raiano tem a funcionar gabinete de apoio ao emigrante

Penamacor geminou-se, no último sábado, com o município francês de Clamart e inaugurou um gabinete de apoio ao emigrante, numa altura do ano em que a população local «quase triplica», referiu o presidente da autarquia.

Segundo Domingos Torrão, o concelho raiano tem actualmente cerca de sete mil habitantes, «mas, após anos de afastamento, há cada vez mais emigrantes que procuram informações sobre a lei e a aplicação de determinadas normas em Portugal. Sobretudo aqueles que regressam de vez para se fixarem no nosso país», adiantou, justificando a necessidade do gabinete de apoio. Transferência de viaturas, pagamento de reformas e processos relacionados, são alguns dos assuntos que os emigrantes de Penamacor ali poderão tratar. Este serviço vai funcionar nos Paços do Concelho. No mesmo dia o município celebrou o acordo de geminação com Clamart, representado na ocasião pelo seu “maire”, Philippe Kaltenbach. Trata-se de uma localidade dos arredores de Paris onde existe uma forte presença de emigrantes lusos, entre os quais muitos oriundos do concelho de Penamacor.

Despoletada pela associação portuguesa AMICALE, sediada em Clamart, esta geminação deverá originar permutas culturais e desportivas, além de «abrir portas para a comercialização dos nossos produtos típicos em França», espera Domingos Torrão. Por outro lado, o edil acredita que a paisagem, marcadamente rural, a Reserva da Serra da Malcata e a melhoria das acessibilidades pode, no futuro, «atrair turistas franceses».

Sobre o autor

Leave a Reply