Arquivo

Passagem aérea para a EB 2, 3 de São Miguel pronta em Julho

Estradas de Portugal garante que projecto se destaca pelo «arrojo estético»

A ansiada passagem aérea que vai permitir a ligação pedonal entre a zona da Estação e a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de São Miguel, na Guarda, deverá ser realidade durante o próximo mês de Julho. De acordo com a EP – Estradas de Portugal, responsável pela empreitada orçada em cerca de um milhão de euros, foi escolhido um «projecto inovador, caracterizado por um arrojo estético».

Recorde-se que “O Interior” já tinha adiantado, há duas edições atrás, que era desta, após vários anos de espera e de reivindicação, que a construção da ponte ia mesmo avançar. Mas agora é possível adiantar mais pormenores. Assim, a empreitada, consignada no início de Janeiro, tem um custo estimado em projecto de um milhão de euros, com um prazo de execução de 210 dias. De acordo com o gabinete de comunicação da Estradas de Portugal (EP), o comprimento geral da obra é de 122,22 metros, excluindo o acesso Nordeste, constituído por um vão central de 90 metros, dois vãos laterais com 8,125 metros no lado da escola e dois vãos laterais com 8,125 metros e 8,850 metros na ligação Nordeste. Em relação ao acesso Nordeste, a solução idealizada passa pela construção de uma estrutura constituída por um conjunto de rampas e escadas, enquanto o acesso Sudoeste, do lado da Escola, passa apenas pela ligação do tabuleiro da obra de arte ao muro existente.

A mesma fonte adianta que a solução desenvolvida assenta num projecto «inovador, caracterizado por um arrojo estético». Neste sentido, a localização da ponte «vai contribuir para assumir um marco visual no acesso à cidade», tendo havido, na escolha do projecto, «a preocupação de que a estrutura se integrasse correctamente no contexto envolvente». Para o efeito, «a relação entre a altura e o vão dos arcos, assim como a inclinação transversal dos mesmos, foi tida em consideração», adianta. A construção da ponte, que vai garantir maior segurança a todos aqueles que habitualmente fazem a pé o percurso entre a zona da Guarda-Gare e a EB 2, 3 de São Miguel, é uma ambição há muito reivindicada. Questionada sobre o facto da ponte só agora começar a ser construída, a EP salienta que o projecto surge na sequência da construção da VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda «para promover a segurança rodoviária no local», já lá vão mais de quatro anos. Desde então, «foram tomadas as medidas necessárias para a sua realização, tais como a elaboração do projecto, a aprovação do mesmo, lançamento do concurso para a sua consequente adjudicação, estando neste momento, todas as condições reunidas para se proceder ao início dos trabalhos», explica o gabinete de comunicação. Recorde-se que os estudantes vão ser os principais beneficiários desta obra, daí que o presidente do Conselho Directivo da escola de S. Miguel já tenha manifestado a sua satisfação com a solução encontrada.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply