Arquivo

Parque TIR pronto em setembro na PLIE

Câmara vai proibir estacionamento de camiões nas ruas da Guarda quando abrir espaço com capacidade para 110 pesados de mercadorias

O estacionamento de camiões nas ruas da cidade da Guarda tem os dias contados. O aviso foi deixado pelo presidente da Câmara na cerimónia de consignação da construção do parque TIR na plataforma logística de iniciativa empresarial (PLIE) no passado dia 18.

«O regulamento de utilização deste espaço está a ser elaborado e, quando o parque estiver pronto, vamos proibir o estacionamento de camiões. É uma coisa que sempre me impressionou porque são mesmo muitos», reconheceu Álvaro Amaro, que espera que esta intervenção também contribua para «dar mais vida e visibilidade» à PLIE. Conforme O INTERIOR noticiou na última edição, a obra foi adjudicada à empresa Edibeiras por 143.847 euros, mais IVA, e tem um prazo de execução de 60 dias. A empreitada consiste no reforço da vedação de uma área com 32.780 metros quadrados, na iluminação do espaço, na instalação de videovigilância com sistema de gravação em tempo real e na construção de um edifício de apoio para os motoristas com copa/cozinha, sala e sanitários, além de um gabinete para o segurança. O parque terá 110 lugares de estacionamento, quinze dos quais com pontos de abastecimento de energia elétrica para camiões de transporte de frio, e mais 27 para automóveis. O estacionamento de pesados e ligeiros será pago num valor que ficará definido no regulamento.

A obra foi candidatada ao Programa Operacional (PO) do Centro, mas ainda não obteve financiamento, revelou o autarca, que garantiu que a Câmara tem o dinheiro necessário para a realizar. «Esta e outras intervenções, como o relvado sintético do Zambito, a melhoria do mercado municipal e a requalificação urbana, serão pagas independentemente de haver ou não financiamento», afirmou Álvaro Amaro. Nesta cerimónia, realizada no NERGA, o presidente anunciou que o município vai ter «em breve» um «guia do investidor» para divulgar as vantagens de investir na Guarda, uma cidade está «equidistante de Madrid e Lisboa». A brochura será depositada na AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal atualmente presidida por Miguel Frasquilho, que já foi deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo da Guarda.

Construtora Edibeiras ganhou concurso público e tem 60 dias para fazer a obra

Comentários dos nossos leitores
Carlos carlos.net12@hotmail.com
Comentário:
Ja estamos quase em Novembro e nada… Quanto mais em Setembro
 

Sobre o autor

Leave a Reply