O Português, a nossa língua materna, é uma das disciplinas mais importantes, se não a mais importante. Está presente em todas as disciplinas, tanto nas Letras como nas Ciências. Como seres sociais que somos, temos necessidade de comunicar uns com os outros. O que acontece a maioria das vezes de forma oral.
Daí a importância da avaliação oral a Português, que é 25 % da nota final, como prevê uma Portaria recentemente publicada e que atinge também na oralidade as Línguas Estrangeiras e as Ciências Físico-Químicas e Biologia-Geologia na vertente prática.
Esta avaliação em Português é possível com a participação espontânea do aluno, mas também com perguntas no decorrer da aula, apresentação de trabalhos, participação em debates, etc. Por exemplo, aqui ficam algumas sugestões do que pode servir para avaliação dos alunos: contar a história de um romance ou de um filme ou de um conto tradicional em cada dia; pôr dois alunos num frente-a-frente sobre um tema pré-preparado; declamar um poema; explicar uma matéria aos colegas; etc. O que serve não só para avaliar a capacidade de expressão do aluno, mas também para verificar os seus conhecimentos.
A avaliação oral a Português é importante e necessária. Dá-nos conta do quão importante é sabermo-nos exprimir. Pois, como diz o velho ditado ‘É a falar que a gente se entende’.
Liliana Pereira (11º E)
EXPRESSÃO, Maio 08