P- Qual o segredo para ganhar esta prova?
R- O grande segredo desta vitória esteve sempre no enorme compromisso, responsabilidade e humildade que todos empregaram nesta competição.
P- Depois do título de campeão europeu, quais são as próximas ambições?
R- As nossas ambições passam sempre por fazer melhor que no ano transacto. Se em dois anos consecutivos conseguimos jogar duas finais do Campeonato Nacional Universitário em Portugal e ganhamos uma competição internacional, então, para o próximo ano a nossa ambição passa por jogamos novamente as finais destas duas competições – obviamente com outro desfecho na competição nacional e o mesmo desfecho na internacional!.
P- Acreditava que podiam ganhar o campeonato europeu?
R- Quando viajámos não, mas no segundo dia de prova, depois de já ter observado e analisado praticamente todas as equipas em competição, tive uma conversa privada com o nosso delegado e confessei-lhe que se todos fizéssemos as coisas bem feitas, poderíamos discutir coisas sérias. Nesse mesmo dia, na reunião de balanço diário, abri o jogo com os jogadores. E se já estávamos focados, a partir daí foi quando ainda nos responsabilizámos mais e claramente fizemos as coisas bem feitas, para que no momento da verdade estivesses nas melhores condições possíveis para suplantar as mais variadas adversidades.
P- Quais são as principais dificuldades para formar equipa?
R- As maiores dificuldades prendem-se fundamentalmente com a realização de treinos regulares. Contudo, vamos acompanhando semanalmente o trabalho que os nossos alunos/jogadores vêm desenvolvendo nos clubes e, desse modo torna-se mais fácil fazer convergir as ambições e realizações pessoais para este colectivo.
P- Depois deste título que vai acontecer à equipa de futsal?
R- A equipa de futsal vai manter-se focada naquilo que são os seus objetivos e, este é mais um título a acrescentar ao enorme palmarés que esta academia possui nesta modalidade.
Perfil:
Treinador equipa futsal AAUBI
Idade: 39 anos
Profissão: Técnico Superior nas Aldeias Históricas de Portugal
Currículo: Campeão Europeu Universitário de Futsal Masculino (Turquia 2017) e Vice-Campeão Europeu Universitário de Futsal Feminino (Finlândia 2011), equipa técnica da seleção nacional universitária, no Campeonato Mundial Universitário de Futsal Masculino (Brasil 2016).
Naturalidade: São João de Ver (Santa Maria da Feira)
Hobbies: Estar à mesa com os amigos