Arquivo

O luxo imponente do X6

Matos & Prata apresentou o SUV topo de gama da BMW no último fim-de-semana

É elegante, imponente e confortável, mas também económico e menos poluente que a concorrência. No último fim-de-semana, o X6, o SUV topo de gama da BMW, mostrou os seus argumentos na Matos & Prata, concessionário da marca alemã para o distrito da Guarda. «É a evolução natural da gama X», considera José Prata.

Com tracção permanente e integral, o X6 dá-se tão bem no todo-o-terreno como na estrada, apostando na segurança, performance e no prazer da condução. «Tudo isso com um baixo consumo», destaca o administrador do concessionário, lembrando que a marca tem apostado em carros mais potentes com menos consumo. «A BMW renovou todos os motores, investindo muito em tecnologia que lhe permite marcar a diferença em termos de injectores de bomba e “common rail”, por exemplo. Graças a essas inovações, o motor é mais económico, mais eficiente e mais limpo em termos de emissões de gases de escape», refere. E exemplifica, para quem tiver dúvidas: «Basta dizer que, com carros a diesel, a BMW consegue ter menos emissões de gases de escape que alguns híbridos da concorrência». Por essas e por outras é que o construtor bávaro consegue «estar sempre à frente» da concorrência e tem sucesso no mercado.

Na sua opinião, para esse lugar de destaque também contribuem as alterações constantes dos modelos, graças a opcionais originais em todas as gamas. «O cliente pode modelar o carro ao seu gosto, pelo que é muito raro vendermos dois automóveis iguais», considera. O mesmo vai acontecer com o X6, o primeiro SUV de luxo da BMW, cujas características são «a performance, a motorização, a imagem de qualidade e o conforto», afirma, dizendo quem o conduzir vai ter «a sensação de passar directamente do X5 para o X7». O modelo tem quatro motorizações disponíveis, duas a gasolina e outras duas a diesel (236 e 286 cavalos), sendo que estas últimas têm sido as mais vendidas. Destas, a versão de 286 cavalos é a mais requisitada, uma vez que a diferença de preços é «relativamente pequena», cerca 3.500 euros do 30 para o 35. «Mas também já estamos a vender alguns a gasolina devido à subida do preço dos combustíveis», refere.

O X6 é um carro pensado para quatro pessoas, de forma a privilegiar o conforto de todos os passageiros. Para José Prata, esta característica não é um óbice, mas uma virtude. «O conforto é a palavra de ordem, além de que muito poucos clientes andam com cinco os lugares ocupados», admite. Outra inovação está na caixa de velocidades, automática em todas as motorizações, que garante um pleno aproveitamento da potência do motor. O X6 está à venda pelo preço-base de 86.528 euros (versão 30, 235 cavalos, turbo), enquanto o xDrive 35d (286 cavalos, bi-turbo) custa 90.478 euros. Quanto aos consumos, a marca aponta 10,5 litros em circuito urbano, 7,1 no extra urbano e 8,3 em combinado.

Sobre o autor

Leave a Reply