Arquivo

Novembro é o mês de Sophia de Mello Breyner Andresen na BMEL

Guarda

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser evocada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, através de várias atividades durante o mês de novembro.

Trata-se de uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, tendo sido a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões (1999). Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) é autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997. Escreveu também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada, está traduzida em várias línguas. A primeira iniciativa é uma exposição de 13 desenhos originais de Fernanda Fragateiro sobre a obra “A Menina e o Mar”, patente a partir de 4 de novembro. Dois dias depois realiza-se uma leitura encenada para alunos dos 3º e 4º anos do primeiro ciclo do ensino básico, pelo teatro Lua Cheia, também a partir do conto “A Menina do Mar”.

Ainda no âmbito deste ciclo, no dia 13 será apresentada a primeira curta-metragem de João César Monteiro “Sophia de Mello Breyner Andresen”. Quatro dias depois, Elsa Ligeiro (da editora Alma Azul) vem à BMEL para uma palestra sobre Sophia de Mello Breyner Andresen e os seus contos dirigida a alunos do secundário da cidade. Na ocasião será oferecida uma coletânea de poemas de diversos autores a todos os participantes, entre os quais Sophia de Mello Breyner. O documentário “Sophia de Mello Breyner Andresen, O nome das coisas” encerra o ciclo no dia 30 de novembro, às 18h00.

Sobre o autor

Leave a Reply