Arquivo

Música e cinema no Imago

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem do Fundão à espera de 10 mil espectadores

A batuta do maestro Luís Cipriano inaugura sábado a quinta edição do Imago – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem do Fundão ao musicar ao vivo o filme “The Kid”, de Charlie Chaplin, com uma partitura original e que põe em palco 45 músicos entre o Coro Misto da Covilhã, quarteto de cordas, percussões e piano. O certame, que se mudou de “malas e bagagens” para o Fundão depois do diferendo com a Câmara da Covilhã há dois anos, apresenta uma programação mais rica e mais vasta do que nas edições anteriores. Mais filmes, mais música, mais criatividade e mais animação prometem enriquecer o evento até 9 de Outubro e atrair mais de dez mil espectadores.

Para além da competição internacional – onde foram seleccionadas 40 curtas-metragens e 12 documentários para a secção “Doc’s in Shorts” com filmes vindos de todo mundo, desde o Japão à Roménia, passando pelo Irão e pelo Peru –, o programa oficial conta ainda com mais 142 películas nas diferentes secções programadas pela Cooperativa Cinema Jovem (CCJ). Há ao todo 196 filmes – alguns com estreia exclusiva na Europa – para visionar durante uma semana na secção de competição, na prospectiva Lynne Ramsay, nas retrospectivas dedicadas a Martin Scorsese e Matthew Herbert e ainda no programa especial denominado “Cinema 16”. Aqui serão exibidas algumas das melhores curtas-metragens feitas recentemente no Reino Unido e realizadas, entre outros, por Peter Greenaway, Stephen Daldry, Ridley Scott, Christopher Nolan e Lynne Ramsay. O festival dedica mesmo uma prospectiva especial a esta última, uma das mais promissoras realizadoras europeias da actualidade, para dar a conhecer a sua obra. Outra presença marcante são os primeiros filmes de Martin Scorsese, presentes numa retrospectiva que inclui as quatro únicas curtas-metragens do realizador, a primeira longa-metragem “Who’s That Knocking at My Door?”, o filme que lançou a sua carreira, “Mean Streets”, assim como o mítico “Taxi Driver”, que lhe valeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes aos 35 anos. Tudo na novíssima secção “The early years of…”, que pretende ser um marco nas próximas edições ao apresentar as primeiras obras de realizadores universalmente consagrados.

Matthew Herbert é outro dos realizadores contemplados no Imago, e que também marcará presença para apresentar uma das sessões do programa, com três filmes: “Le Defi”, da coreógrafa francesa Blanca Li e produzido por Pedro Almodóvar, “The Intended” do dinamarquês Kristian Levrig e “La Confiance Régne” do francês Étienne Chantiliez. Mas a passagem do mago da electrónica não se esgota no programa de cinema, já que o britânico vai ainda protagonizar no dia 8 uma “Master Class” centrada na sua abordagem pessoal da composição musical.

Projecção vídeo e multimédia em destaque

O “Heineken Open Space”, um novo espaço de programação, é uma das apostas da organização para esta quinta edição do Imago e que irá decorrer em paralelo à programação oficial. O espaço “chill out” estará equipado a rigor para exibir vídeos e retrospectivas dedicados à vídeo criação, documentários, “making off’s”, vídeo-clips e vídeo arte, ou seja, para dar visibilidade às formas inovadoras e actuais do audiovisual. Os Le Hammond Inferno (Holger Beier e Marcus Liesenfeld), responsáveis pela editora Bungalow, prometem ser o grande destaque deste espaço com a apresentação do programa “This is Bungalow”, composto por 28 vídeos produzidos para promover os diversos projectos musicais. Para ver e ouvir, há trabalhos desta dupla, mas também dos Stereo Total, Laila France, Yoshinori Sunahara ou de Maxwell Implosion. Este espaço irá ainda acolher o “Muvies PT”, um programa que vai dar destaque a vídeo-clips de projectos nacionais como o “Porko”, do projecto “Kubik” do guardense Victor Afonso, “Gnoma”, dos Mão Morta, e “Shynola”, de um quarteto britânico especialista em criar animação por computador para publicidade, vídeos-clips ou campanhas de marketing. O “Heineken Open Space” é também o palco escolhido para uma sessão de projecção de filmes inovadores (o “Free Screen”) e do “Open Art, o maior site de cinema do Japão. Está ainda programada uma mostra de vídeo – o projecto “VS”, das Caldas da Rainha – e o programa “5 sides of a coin”, de Paul Kell, dedicado ao hip-hop. Este espaço acolhe, por outro lado, a vídeo instalação “Do you have the shine?”, de Johan Thurfjell, uma experiência dedicada ao filme “Shining”, de Kubrik, e que, num cenário montado para o efeito, consiste em fazer deslocar o espectador de triciclo pelos corredores do hotel do filme.

Mais música e dança no “Sound & Vision Experience”

O “Sound & Vision Experience powered by MTV” surge este ano completamente renovado e com mais actuação ao vivo, mais Dj’s internacionais, mais vídeo-jamming e vídeo-clips. Instalado num espaço criado entre um palco a instalar no Multiusos e o English Club, passarão nesta secção alguns dos projectos mais interessantes da electrónica, pop, hip-hop internacional e nacional. Para além da partitura criada por Luís Cipriano para o “The Kid”, destacam-se ainda a dupla alemã “Le Hammond Inferno” (dia 9 de Outubro), “Twang” (7), que junta em palco os músicos Jamie Lidell e Mike Denny com a produção cinemática do canadiano Pablo Fiasco, e “Alpha”, a quem cabe fechar o Imago a 9 de Outubro ao musicarem ao vivo “Le Brasier Ardent”, do russo Ivan Mosjoukine (1923). Os covilhanenses Factor Activo (amanhã), os Manchester Mad Remixers (dia 4), que junta em palco o núcleo duro dos The Gift, Rodrigo Leão e Pedro Oliveira (Sétima Legião), e os alemães Puppetmastaz (dia 8) – “a primeira banda de bonecos do planeta” – são outros convidados. Sobra ainda tempo para o DJ Andy Smith, dos Portishead, no sábado e vários Dj’s convidados ao longo da semana, como Platanitos e Disorder.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply