No domingo começa a sétima edição do Concurso Internacional para jovens músicos, no Fundão. Trata-se de um evento organizado pela Academia de Música e Dança do Fundão, o único do género que se realiza em Portugal. Até ao próximo sábado a música clássica vai “brilhar” na cidade fundanense.
O VIII Concurso Juvenil Internacional “Cidade do Fundão” apresenta algumas novidades. Para além da introdução da variante de piano a opção de quatro mãos e uma variante de guitarra a opção de duos, trios ou quartetos de guitarras, será também lançada a variante de violino, sendo que neste primeiro ano só será aberto a concorrentes portugueses ou residentes em Portugal. «Pretende-se assim tocar em áreas com menos visibilidade, introduzindo o factor de inovação e de estímulo por estas variantes», explica a organização. Esta edição conta com a participação de 120 concorrentes. Idealizado desde o seu início como um evento que associasse a pedagogia à performance, foi estruturado à volta de dois instrumentos – o piano e a guitarra – e organizado por níveis de participação de acordo com escalões etários enquadráveis no desenvolvimento natural e sustentado dos jovens. A avaliação está a cargo de júris, por instrumento, formado por professores e instrumentistas portugueses e estrangeiros.
Entretanto, a partir de hoje está patente a exposição “Um olhar sobre as Beiras” de Maria Conceição Ventura, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade no Fundão. Trata-se de uma mostra de pintura composta pela beleza das paisagens beirãs através da técnica da aguarela. A exposição termina no dia 28 de Julho.