Arquivo

Música ao domicílio

Teatro Municipal da Guarda com iniciativa invulgar no Dia Mundial da Música

É a proposta mais inesperada para comemorar o Dia Mundial da Música, que se celebra a 1 de Outubro. No domingo, o TMG quer levar a música a casa dos guardenses e tem à disposição dos interessados três concertos de André Cardoso (guitarra), João Pedro Delgado (viola d’arco) e Sérgio Calisto (violoncelo e instrumentos tradicionais nórdicos). Já em Seia, a efeméride é evocada na véspera com um recital da Orquestra Filarmonia das Beiras no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura.

Na Guarda, os três músicos podem ser contratados pelo público para concertos privados. A fórmula do projecto Music@home – leia-se “music at home” – é que cada um deles se desloque a uma residência para proporcionar 40 minutos de música de qualidade no aconchego do lar. As inscrições, no valor de 100 euros, terminaram ontem. Mas o TMG tem outras iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Música, como um espectáculo da O’questrada no café-concerto. Trata-se de um quinteto «99 por cento» acústico que vai actuar à meia-noite. Antes, durante o dia, os músicos Gian Marco Sanna, Olena Sokolovska, João Pedro Delgado, Sérgio Calisto, Márcia Cunha e Hugo Simões actuarão para públicos desfavorecidos ou impossibilitados de assistir a concertos. O projecto sol.i.dar passa pelo Lar da Vela da Santa Casa da Misericórdia, Casa de Saúde Bento Menni, Estabelecimento Prisional da Guarda, Hospital Sousa Martins, Centro Educativo do Mondego, Capela de S. Pedro (Vila Soeiro), Centro de Acolhimento S. João de Deus, Aldeia SOS e Carmelo da Santíssima Trindade da Guarda.

Em Seia, o Dia Mundial da Música fica marcado pela estreia do maestro Pedro Neves na direcção da Orquestra Filarmonia das Beiras. Ao programa estão obras de Béla Bartók, Fernando de Lopes-Graça, Armando José Fernandes. O concerto decorre no Cine-Teatro local. Do outro lado da serra, Manteigas também se associa às comemorações com uma conferência de António Leitão sobre “Música, ócio, negócio” e um espectáculo de homenagem a Gabriel y Galán “Delanti usté mesmo”.

Sobre o autor

Leave a Reply