Arquivo

Museu dedicado ao tempo

Está previsto que a sua construção esteja concluída no final do próximo ano

Um museu dedicado ao “design do tempo” deverá abrir em finais de 2007 em Trancoso, com mais de 200 relógios dos últimos quatro séculos. Trata-se da criação do Museu do Design do Tempo, realizado em parceria entre a Câmara e a Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias – Observatório. O novo espaço museológico albergará uma colecção de relógios dos séculos XVII aos dias de hoje, e será um local para pequenos concertos musicais, conferências, audições, exposições paralelas, tendo sempre o tempo como elemento fundamental de reflexão. Está previsto que a sua construção esteja concluída no final do próximo ano. O projecto tem uma arquitectura de vanguarda «que faz lembrar muito os trabalhos de Frank Gehry», descreveu Júlio Sarmento, edil de Trancoso, apontando as «linhas redondas, à volta de uma espiral que representa o tempo». O novo equipamento deverá ocupar uma área de 1.500 metros quadrados. O edifício vai ter dois pisos, sendo que um deles será transparente e com um jardim interior que «albergará uma colecção audio», explicou o presidente. Já a colecção dos relógios, com mais de 200 exemplares, pretende mostrar «como as pessoas têm mudado a sua forma de abordar o tempo ao longo dos séculos», acrescentou.

Trata-se de um espólio que o inventor e industrial português Dimas de Melo Pimenta começou a reunir na década de 50. O museu vai ter o nome do filósofo René Berger, presidente da Associação Mundial de Críticos de Arte. De resto, a obra está orçada em cerca de 1,5 milhões de euros. Contudo, haverá mais para ver e ouvir, como exposições de arte e concertos, para além de uma colecção de gravações musicais, livros, audições, conferências e debates, «tendo sempre a questão do tempo como elemento fundamental de reflexão», acrescentou Emanuel Pimenta. Por outro lado, o edifício foi criado a partir do estudo sobre espirais complexas, revelou.

Mas há mais. O Encontro Internacional de Arte e Ciência vai passar a realizar-se anualmente em Trancoso, depois da primeira edição já ter decorrido por terras de bandarra, em Maio. E para Outubro, a autarquia e a Fundação contam acolher a primeira reunião anual do Tribunal Europeu do Ambiente. Paralelamente, «pretendemos fomentar a realização de outros encontros, porque o objectivo é trazer a Trancoso mais personalidades», prometeu Júlio Sarmento.

Sobre o autor

Leave a Reply