Depois de uma época “para esquecer”, o Sporting da Covilhã apresenta amanhã os jogadores que vão integrar o plantel, treinado novamente por Vítor Cunha, com o pensamento na subida à Liga de Honra. Para garantir o primeiro lugar na sua série, que até poderá não chegar para a subida de divisão, os “leões da serra” já asseguraram nove reforços, incluindo alguns atletas que representaram o clube em épocas anteriores. Mas amanhã à noite, no jantar de apresentação no Hotel de Turismo, poderão surgir algumas novidades de última hora.
O polivalente Vladimir, que pode actuar em várias posições na defesa ou no meio-campo, é, até ao momento, um dos reforços mais sonantes. Vindo do Gondomar, o atleta da Guiné-Bissau foi um dos mais regulares na última época do Sporting da Covilhã na Liga de Honra, na temporada 2005/06. Inclusivamente, na partida frente ao Desportivo de Chaves que ditou a descida à IIª Divisão, o jogador, de apenas 23 anos, marcou um grande golo de fora da área e deixou o campo a chorar. Quem também fez parte dessa equipa e está de regressa é Sérgio Rebordão, que actuou no Lusitânia dos Açores na última época sob o comando do covilhanense João Salcedas. Outros regressados são Edgar (ex-Sporting de Espinho) e Ankyofna (ex-Pinhalnovenses), dois atletas que representaram o emblema serrano há algumas épocas e com bons resultados. Também o lateral-esquerdo Pombo (ex-Machico) regressa ao clube da sua terra. Completam a lista de reforços Paulo Vaz, ponta-de-lança que na última época representou o Sporting de Pombal e já passou pelo FC Porto B e Vitória de Setúbal; o tunisino Moahmed (também ex-Lusitânia dos Açores), Patriarca (ex-júnior da ADE) e Jomi (ex-júnior do Covilhã).
Por outro lado, permanecem no clube Igor Araújo, Luís Miguel, João Real, Cordeiro, Paulo Campos, Gomes, João Martins, Daniel Matos, Bruno Nogueira e Ricardo Quelhas, que regressa após empréstimo ao Atalaia do Campo, do Distrital de Castelo Branco. Um conjunto de atletas que, no plano teórico, parece ter mais qualidade que o da época anterior, em que o Covilhã não foi além da quarta posição na série C da IIª Divisão. O plantel fará um estágio de uma semana no Hotel de Turismo, com os trabalhos de pré-época a arrancarem sábado no complexo desportivo e os atletas a treinarem duas vezes por dia. No dia 20, pelas 20 horas, o Sporting da Covilhã realiza o primeiro jogo-treino da temporada frente ao Unhais da Serra por ocasião da Taça IMB. O segundo encontro está agendado para dia 26 frente ao Gondomar, no Complexo da “cidade-neve”. Seguem-se a visita a Nelas (1 de Agosto) e a recepção ao Penalva do Castelo (dia 8). O vizinho Benfica e Castelo Branco será outro adversário, primeiro fora (dia 11) e depois em casa (15). Por último, o Covilhã joga em Penalva do Castelo.
Ida às ilhas de novo em risco
Caso o calendário para esta época integre as quatro equipas da Madeira na série C, onde o Covilhã deverá ficar incluído, os “leões da serra” poderão não viajar às ilhas, numa ameaça que já foi feita na época passada pelo presidente do clube, mas que não chegou a concretizar. José Mendes garantiu preferir «pagar a multa e perder os jogos» a ter que suportar as despesas das deslocações à Madeira. «Ainda estou à espera que me paguem os quatro mil euros das viagens aos Açores por causa de três jogos na época passada», assegurou o dirigente.
Ricardo Cordeiro