Arquivo

Medicamento para a “doença dos pezinhos” chega a hospitais da região

Saúde

O medicamento para a paramiloidose, cuja prescrição era até agora feita exclusivamente no Hospital de Santo António (Porto), começou a ser dispensado desde quinta-feira nos hospitais de Seia, Covilhã e Figueira da Foz.

Em comunicado, a administração do Centro Hospitalar do Porto (CHP) salientou que a Unidade Corino de Andrade é Centro de Referência Nacional de Paramiloidose Familiar [doença dos pezinhos], estando-lhe confiada a prescrição do medicamento Tafamidis a cerca de 80 por cento dos doentes portugueses das áreas de maior prevalência (Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Braga, Barcelos, Matosinhos), mas também da Serra da Estrela e da Beira Litoral. «A deslocação dos doentes ao Porto para a dispensa do Tafamidis acarretava despesas e transtornos a muitos utentes. A dispensa do medicamento é um ato diferenciado, periódico, exigindo a intervenção de um farmacêutico hospitalar, não podendo simplesmente ser remetido para o domicílio», esclareceu o CHP.

Aprovado em 2011, este fármaco oral de opção terapêutica, único no mercado, permite atrasar a progressão da doença, aumentar a esperança e a qualidade de vida dos doentes. A paramiloidose é de foro neurológico, rara e sem cura. Manifesta-se entre os 25 e 35 anos e é transmitida geneticamente, tendo como principais sintomas grande perda de peso, sensibilidade e estímulos.

Sobre o autor

Leave a Reply