O festival Mêda + está nomeado nas categorias de “Melhor campismo” e “Melhor Micro festival” no Portugal Festival Awards, anunciou a organização.
Este galardão que distingue os melhores festivais de música do país vai na terceira edição, tem 140 eventos a concurso em nove categorias e ainda prémios para as melhores atuações ao vivo. Os prémios são decididos pelo público, que pode votar no site http://portugalfestivalawards.pt/votacao2015/. Os resultados serão conhecidos a 17 de novembro numa cerimónia, em Lisboa. André Pereira, presidente da associação juvenil Mêda + que organiza o festival homónimo que se realiza no final de julho naquela cidade do distrito da Guarda, considera que a vitória seria um «justo reconhecimento» e «poderá abrir portas a novas parcerias e patrocínios», mas sempre acrescenta que «a nossa satisfação não depende deste prémio». Na sua opinião, a nomeação para melhor campismo deve-se «às boas condições» oferecidas nas imediações do recinto, enquanto a distinção de “Melhor Micro Festival” é um reconhecimento que o Mêda + persegue há dois anos. Em 2014 conseguiu o quarto lugar, um resultado que a organização espera superar este ano.
Os Diabo na Cruz, cabeças-de-cartaz da edição de 2015 do festival, também estão nomeados na categoria de melhor atuação ao vivo de artista nacional. Criado em 2010, do historial do Mêda +, que tem entrada e campismo gratuito, fazem parte as atuações de grupos como os X-Wife, Mão Morta, Fonzie, Supernada, Wraygunn, Diabo na Cruz, Linda Martini, Capitão Fausto, Glockenwise, d3o, Fitacola ou Tara Perdida, entre muitos outros. Em julho passado, mais de 6.000 pessoas terão passado pelo recinto da Santa Cruz, de acordo com a organização.