Arquivo

Manteigas e Sabugal favoritos no arranque do Distrital da Guarda

O INTERIOR apresenta os reforços e os objetivos das 14 equipas que participam no campeonato que começa domingo

A Desportiva de Manteigas e o Sporting do Sabugal são as duas únicas equipas que assumem abertamente a luta pela conquista do campeonato da Iª Divisão Distrital da Associação de Futebol da Guarda (AFG), cujo pontapé de saída é dado no domingo.

Após a sua primeira experiência no Nacional de Seniores, o Manteigas quer voltar a conquistar o Distrital e para isso manteve grande parte dos atletas da última época e promoveu Carlos Sacadura a técnico principal. Para atacar a nova temporada, o clube reforçou-se com os guarda-redes Daniel Serra (ex-Atalaia do Campo) e João Vieira (ex-juvenil), os médios Ângelo (ex-júnior do NDS), Diogo Gaspar (ex-Sporting da Covilhã), Cristiano (ex-Seia FC), Rúben Batista (ex-júnior), João Direito (ex-juvenil) e os avançados Hugo Leitão (ex-Tourizense), Eugénio (ex-júnior da AD Estação) e Edi Rafael (ex-Foz Côa). João Leitão, presidente do Manteigas, salienta que, «por obrigação e convicção, o objetivo é ganhar o campeonato». Outro sério candidato ao título é o Sporting do Sabugal que aposta também num novo técnico. Vindo do Vila Cortês do Mondego, Rui Nascimento não esconde que quer «tentar alcançar o título» e para isso faz-se acompanhar dos seus antigos atletas Gaspar e Rui Santos no clube do concelho da Guarda, tendo assegurado mais quatro reforços com provas dadas no futebol distrital: Nuno Morais e Nuno Oliveira (ambos ex-Manteigas), Miguel Hortelão (ex-Figueirense) e Fábio Rebelo (ex-Gouveia).

Entre os possíveis “outsiders” a intrometerem-se nas contas do título encontra-se o Aguiar da Beira, que continua a ser treinado por Nuno Sena. A base do plantel da época transata permanece, tendo sido garantidos os regressos de Vítor Hugo, Zé, Diogo (ex-futsal do São Romão), Tiago Almeida (ex-Sernancelhe) e Paulo. O treinador assume que «há plantéis mais coesos e equilibrados do que o nosso, mas vamos tentar fazer o melhor possível». O Vilanovenses também quer andar nos primeiros lugares da tabela e contratou oito reforços: o guarda-redes Elton (ex-SL Nelas), os defesas Romário (ex-Olivais e Moscavide) e Cláudio Duarte (ex-Gouveia), os médios Diogo Brito (ex-Oliveira do Hospital) e os avançados David Paulo (ex-Lagares da Beira), Rui (ex-Paços da Serra), Nuno Mendes (ex-SL Nelas) e Piri (ex-Gouveia). José Galvão continua como técnico e o presidente António Gouveia garante que os objetivos são «lutar pelos lugares cimeiros, de acordo com os pergaminhos do clube». Quanto ao Sporting da Mêda, segundo o técnico Filipe Martins, ambiciona «terminar entre os cinco primeiros», tendo promovido os ex-juniores Alex e Ruben e contratado Nicolas, inativo na última época.

Por seu turno, o Vila Cortês, vice-líder na época passada, apostou no avançado Bruno Coutinho para assumir o cargo de treinador e os objetivos são «tentar terminar nos seis primeiros lugares». O técnico ainda não pendurou as chuteiras de vez mas garante que só jogará «em caso de extrema necessidade». Os reforços são os guarda-redes Fred (ex-Pinhelenses) e Cunha (ex-júnior do São Romão), o defesa David (ex-Trancoso), os médios Filipe (ex-júnior do São Romão) e Pedro Rodrigues (ex-júnior do NDS) e os avançados Valter (ex-Celoricense) e João Pinto (ex-Pinhelenses). Já o Vilar Formoso quer, de acordo com o seu presidente José Pereira, «melhorar o sétimo lugar da época anterior» e volta a apostar no treinador Hélder Jerónimo, tendo garantido os regressos de João Ribeiro e Jorge, que estiveram ambos inativos na última época, Paulinho (ex-Almeida), Carlos Palhota (ex-júnior do Almeida) e contratado Cristiano e Bruno Marcelo, ambos ex-juniores do NDS.

Celoricense e Figueirense ainda sem plantel fechado

As restantes equipas assumem a manutenção como principal objetivo. É o caso do Trancoso, que continua com José Pinto como treinador e assegurou quatro reforços: o guarda-redes Zé Luís (ex-Sernancelhe) e Jorge Malam, Demba e Michel, todos vindos dos juniores do Povoense, dos Distritais de Lisboa. Já o Soito mantém Carlos Coelho como técnico e conta com cinco reforços: Steve e Roberto (dois ex-juniores do Sporting do Sabugal), Mica (ex-Pinhelenses), Hugo (ex-futsal do Sporting do Sabugal) e o guarda-redes Rui, inativo há duas épocas. Os Pinhelenses apostaram na contratação do experiente técnico Manuel Barbosa, que terá como adjunto o ex-jogador Faneca, e de sete “caras novas”: Buffon (ex-Vilanovenses), Roberto (ex-Vilar Formoso) e Rui Silva, Milhano, Puskas, Costa e Chiquinho, todos ex-Figueirense. Vindos da IIª Distrital, Pala e Guarda Unida Desportiva (GUD) também não almejam mais que a manutenção. A equipa do concelho de Pinhel continua a ser treinada por Paulo Barra e garantiu seis reforços: Ruizito (ex-Pinhelenses), João (ex-júnior do Vila Franca das Naves), Stef (ex-GUD), Zé Almeida (ex-Sporting da Mêda), Paulinho (ex-júnior do NDS) e Carlos Manuel, inativo há 10 anos. Na sua estreia na Iª Distrital, o GUD conta com António Gregório como treinador e promoveu quatro ex-juniores: Ricardinho, Pedro Lopes, Miguel Monteiro e Hugo Patrício, tendo ido buscar o guarda-redes Nuno à equipa de futsal do clube.

Mais atrasados na preparação estão Celoricense, cujo treinador vai ser Beto Salvador, e Figueirense, orientado por Sérgio Martins, que ainda não tinham o plantel encerrado à hora de fecho desta edição. De resto, o primeiro jogo da equipa de Figueira Castelo Rodrigo, em casa do Vilar Formoso, já foi adiado e existe a forte possibilidade da partida da segunda jornada vir também a ser disputada mais tarde.

Vila Cortês do Mondego-Sabugal no início da prova

O sorteio ditou que o Sporting do Sabugal inicie a prova em casa do Vila Cortês do Mondego, a ex-equipa do treinador e de vários reforços do clube raiano. O Manteigas também começa fora de portas, em Trancoso.

Os recém-promovidos FC Pala e Guarda Unida estreiam-se fora de portas. Deste modo, a equipa da capital de distrito começa o campeonato em Aguiar da Beira, enquanto a formação do concelho de Pinhel vai jogar a Vila Nova de Tazem para defrontar o Vilanovenses. Nos restantes jogos da primeira jornada da prova que termina a 3 de maio de 2015, o Soito recebe o Celoricense, enquanto que o Sporting da Mêda visita os vizinhos Pinhelenses.

Ricardo Cordeiro Diogo Gaspar é reforço do Manteigas vindo do Sp. Covilhã, da IIª Liga

Sobre o autor

Leave a Reply