Arquivo

Fernando Santos apresentado amanhã como novo selecionador

Fernando Santos é o nome que vai seguir-se na lista de selecionadores portugueses de futebol e que sucede a Paulo Bento. O presidente da FPF Fernando Gomes acredita na redução do castigo de oito jogos aplicado ao ex-selecionador da Grécia embora fonte federativa tenha garantido ao Expresso que «a sanção nunca pesou na decisão».

Aos 59 anos, Fernando Santos enfrenta um castigo de oito jogos de suspensão, embora seja previsível que o Comité Disciplinar da FIFA possa reduzir ainda hoje a sanção para metade. A 4 de agosto passado, a FIFA suspendeu o técnico por «conduta antidesportiva para com os árbitros» quando ainda comandava a seleção da Grécia durante o Mundial2014. O incidente ocorreu no jogo entre a Grécia e a Costa Rica, dos oitavos de final, que os helénicos perderam no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade 1-1 nos 120 minutos. No final do prolongamento, Fernando Santos recebeu ordem de expulsão do árbitro australiano Bem Williams.

O novo selecionador nacional já orientou o Estoril, Estrela da Amadora e Porto, onde ganhou a alcunha de “engenheiro do penta”. Após falhar os títulos nacionais de 2000 e 2001 para o Sporting e Boavista deixou as Antas, mas manteve sempre um relação amigável com Pinto da Costa.

A aventura grega do ex-selecionador grego teve início no AEK de Atenas, seguindo-se o Panathinaikos. De regresso a Portugal treinou o Sporting e o Benfica, tendo sido despedido por Luís Filipe Vieira após um empate com o Leixões na primeira jornada do campeonato. Treinador carismático na Grécia, Fernando Santos voltou para para orientar o PAOK de Salónica e, de 2010 a 2014, a seleção helénica.

Ao que tudo indica, o técnico será apresentado esta quarta-feira.

Sobre o autor

Leave a Reply