Não coube mais ninguém na praça de touros de Aldeia da Ponte, no sábado, para assistir ao 32º festival “Ó Forcão Rapazes!”.
A tradição cumpriu-se mais uma vez e o autodenominado “Campeonato do Mundo do Forcão” revigorou a tradição na alma dos raianos. Em praça, as equipas da Lageosa da Raia, Foios, Ozendo, Alfaiates (na foto), Forcalhos, Aldeia da Ponte, Soito, Aldeia do Bispo e Aldeia Velha lidaram touros imponentes. O curro apresentado por José Manuel Duarte “Fininho” foi escolhido em ganadarias conceituadas como Palha, Veiga Teixeira, Pinto Barreiros, Vale Sorraia, Passanha, São Torcato, Luís Rocha, Canas Vigoroux e Calejo Pires. E não defraudaram as expetativas dos aficionados.
O festival foi organizado pelas Juntas de Freguesia de Aldeia Velha e Foios e terminou com um convívio entre os participantes. Entretanto, o ciclo das capeias termina amanhã em Aldeia Velha. A corrida de touros com forcão é uma prática exclusiva das gentes da raia sabugalense que é Património Cultural Imaterial e está registada no respetivo Inventário Nacional desde 2011.