Arquivo

Licínio Pina reeleito presidente do Crédito Agrícola

Banca

O atual presidente executivo do Crédito Agrícola vai manter-se no cargo por mais três anos. Natural de Videmonte (Guarda), Licínio Pina foi reconduzido na presidência do conselho de administração pela assembleia-geral da instituição financeira cooperativa, realizada no sábado.

A única lista para os órgãos sociais da Caixa Central obteve 93,3 por cento dos votos e deverá tomar posse no dia 29 deste mês, informa o grupo bancário em comunicado. A Caixa Central tem funções de supervisão, orientação e acompanhamento das restantes caixas de Crédito Agrícola dispersas pelo país. A equipa reeleita tem estado em funções desde janeiro de 2013 e é composta, além de Licínio Pina, pelos vogais do conselho de administração executivo Renato Feitor, José Alexandre, Sérgio Frade e Ana Paula Ramos. Segundo o site oficial do banco, atualmente há 82 Caixas de Crédito Agrícola em todo o país com 675 agências. Nos primeiros seis meses do ano, o grupo apurou um lucro de 25,6 milhões de euros, melhorando 16 por cento face ao mesmo período de 2014. Com 57 anos, Licínio Pina está há 30 no grupo, cinco dos quais como presidente do Crédito Agrícola da Serra da Estrela, sediado em Seia. É membro do Conselho de Administração da Caixa Central desde 1997.

Licenciado em Engenharia Florestal e mestre em Economia, o presidente do Crédito Agrícola começou na ex-Caixa Agrícola de Vila Nova de Tazem. Em novembro de 2008, aquando da fusão das quatro Caixas Agrícolas do distrito da Guarda, Licínio Pina assumiu a presidência do Conselho de Administração da recém-formada Caixa Agrícola da Serra da Estrela, a única instituição de crédito com sede no distrito da Guarda, operando nos concelhos de Manteigas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Pinhel onde tem 15 agências.

Sobre o autor

Leave a Reply