Arquivo

Jornadas Europeias do Património celebradas na região

Actividades entre amanhã e domingo em Gouveia, Aguiar da Beira, Belmonte e Fundão

Algumas autarquias e instituições da região associam-se, a partir de amanhã e até domingo, à celebração das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Viver Património”.

Em Gouveia, estão agendadas várias acções no Museu de Lagar Mário Gomes Figueira, em Vila Franca da Serra. Amanhã à noite há uma lagarada, mas durante a tarde – com repetição no sábado – acontecem outras duas iniciativas, em simultâneo. Em “Portas abertas” propõe-se ao visitante uma viagem pela história da oliveira no mundo, enquanto que a acção “Instrumentos Náuticos” é dedicada à construção de instrumentos de medição, quadrantes e relógios de sol. No sábado à noite há ainda uma sessão de observação e identificação de estrelas, constelações e objectos celestes. A organização está a cargo da Associação Cultural Mário Gomes Figueira e da Associação de Defesa do Património Arquitectónico e Património Cultural, do Ambiente e da Literacia. No distrito da Guarda conta-se ainda uma caminhada em Aguiar da Beira (Quinta da Estrada), no domingo, promovida pela Câmara, em parceria com outras entidades.

Já em Belmonte, o Museu do Azeite promove no sábado uma sessão de yoga. No Fundão, a data é assinalada amanhã com visitas guiadas às gravuras rupestres e ao Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica da Barroca, a partir das 10 horas, numa iniciativa conjunta do Museu Arqueológico do Fundão e da Pinus Verde. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do património. Em Portugal, a acção é coordenada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Jornadas Europeias do Património celebradas
        na região

Sobre o autor

Leave a Reply