Jorge Bastos (1998 ELO), do Grupo de Xadrez de Seia, vai disputar o próximo Torneio de Apuramento nos Nacionais de 2004. O xadrezista classificou-se este fim-de-semana para o segundo nível dos Nacionais Individuais (Apuramento) após obter o quinto lugar na competição Aberta onde teve uma brilhante prestação com cinco vitórias, três empates e uma única derrota. Menos famosa foi a participação de Manuel Martins (GXG) no torneio de Apuramento, que terminou em 28º após três vitórias, quatro derrotas e dois empates.
Estes dois torneios integraram o campeonato nacional individual, que terminou em Lisboa no domingo, tendo como vencedores Diogo Fernando (Final), Vítor Guerra (Apuramento) e Valter Guerra (Aberto). Os três primeiros da final B sobem automaticamente competição final do próximo ano, enquanto os dez melhores da final C irão participar no Apuramento, caso de Jorge Bastos. O xadrezista senense liderou a prova, que juntou 74 jogadores, mas teve uns empates comprometedores. Contudo, a sua participação não deixa de ser notável já que a sua única derrota aconteceu na última ronda. Num nível acima, Manuel Martins (2229 ELO) confirmou a sua relativamente má condição competitiva. Ricardo Rei, da ADE (Covilhã), terminou em 39.º lugar com apenas duas vitórias, quatro derrotas e dois empates. Entretanto, o Grande Mestre Internacional Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do GXG, está no Canadá para participar, a convite da Federação Canadiana de Xadrez, num torneio memorial em homenagem a Yanofsky, o primeiro xadrezista daquele pais a conquistar o título de Mestre Internacional. A prova decorre em Winnipeg e conta com a participação dos GMI Frederik Olafsson (Suécia), Arthur Bisguier (EUA), Helgi Olafsson, Yuri Schulman e Dimitri Tyonyso. Por cá, realiza-se no domingo, em Viseu, o tradicional torneio aberto de S. Mateus, conquistado pelo Grupo de Xadrez da Guarda no ano passado.
Aliciante foi o torneio de Aldeia de Formilo (Viseu), cujos melhores participantes foram premiados com bordados, enchidos, boiões de doce, garrafas de azeite, espumantes, vinhos e um presunto com 7,5 quilos, que não premiou nenhum dos primeiros classificados mas foi atribuído, por sorteio, ao 20º classificado. A Guarda não esteve representada, mas a ADE e o Oriental de São Martinho, ambos da Covilhã, participaram, respectivamente, com Fernando Gouveia (4.º) e Ricardo Rei (7.º), Alberto Rogeiro (18º) e Manuel Gomes (19º). A AEJ de São João da Madeira esteve em destaque, conquistando três dos cinco primeiros lugares, com Roman Chermerys (2207 ELO) a vencer o torneio.