O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a qualificar os profissionais de turismo e hotelaria de Vila Nova de Foz Côa e a «responder à procura» com um curso em Gestão de Alojamentos Turísticos.
Lecionado desde 2023, este Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) está «a qualificar a população residente, respondendo à procura de técnicos qualificados por parte das empresas turísticas da região», afirmou Joaquim Brigas, presidente do Politécnico, na quinta-feira, na sessão de abertura do ano letivo da terceira edição desta formação, citado numa nota enviada a O INTERIOR. Segundo o responsável, «Foz Côa tem um potencial turístico de enorme competitividade que necessita ter recursos humanos qualificados, bem formados, bem treinados e com competências para interagir e cativar turistas e consumidores de elevado grau de exigência».
«O CTeSP de Gestão de Alojamentos Turísticos é uma resposta direta, concreta e qualificada a esta necessidade e a todo o potencial que tem Vila Nova de Foz Côa neste mercado», acrescentou o presidente do IPG. Na sessão, o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, declarou que «o ensino prático, personalizado e com conhecimentos específicos que este curso oferece permite colmatar insuficiências e lacunas que o território duriense possui na área da restauração e gestão de alojamentos turísticos». Lecionado no Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, em Vila Nova de Foz Côa, o CTeSP em Gestão de Alojamentos Turísticos proporciona aos estudantes formação em áreas de Restauração, Vendas, Marketing Turístico, Higiene e Segurança no Alojamento, entre outros.
Durante a cerimónia, Joaquim Brigas desafiou os estudantes a avançarem para a conclusão de uma licenciatura, de preferência na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH), em Seia, que integra o Politécnico da Guarda. «Não duvidem que a formação é a melhor forma de subir no ascensor social. Agarrem esta entrada no ensino superior e prolonguem-na, desde logo para a licenciatura, podendo depois pensar em avançar para o mestrado», sugeriu.
Na mesma nota, o presidente do IPG adiantou que estes cursos fora do concelho da Guarda são possíveis graças à implementação de uma Incubadora Desnuclearizada com ramificações também na Mêda, Sabugal e Seia. «Este conceito inovador está a produzir bons resultados em toda a parte onde o estamos a levar à prática, seja nos CTeSP que estamos a realizar no Sabugal ou em Seia, seja através do projeto Mêda Investe, ou na atração de “start-ups” inovadoras para o IPG, na Guarda, que irão disseminar a sua atividade nos concelhos associados», garantiu Joaquim Brigas.
Atualmente, o Politécnico da Guarda leciona cursos CTeSP de Gestão de Alojamentos Turísticos em Vila Nova de Foz Côa, de Riscos de Proteção Civil na Mêda e de Energias Renováveis e Eficiência Energética no Sabugal. Segundo a instituição de ensino superior, estas formações são uma «resposta às necessidades das empresas, municípios, associações e instituições de territórios menos centrais do seu distrito e da sua região de influência».
IPG forma profissionais de turismo e hotelaria em Vila Nova de Foz Côa
Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão de Alojamentos Turísticos é lecionado desde 2023